Em
05/06/1944 Mais de mil bombardeiros, a maioria Vickers Wellington e Typhoon da Real Força Aérea Britânica - RAF, começam a 'largar' 5000
toneladas de bombas nas baterias costeiras alemãs na Normandia, em
preparação para a Operação Overlord ou o Dia D que se desdobraria na
madrugada do dia seguinte as 0hs e 15min.
Desenvolvido desde 1932, o Wellington, era o melhor bombardeiro britânico quando a II Guerra Mundial começou, em 1939.
O primeiro protótipo voou em 15 de Junho de 1936. O Wellington testou
com sucesso um tipo de construção inovador que pretendia ser resistente e
robusto.
Tratava-se de uma construção em «treliça metálica», uma tecnologia que
tinha sido desenvolvida durante os anos 20 e inicio dos anos 30 para
aplicação nos dirigiveis do tipo Zeplin.
Essa estrutura, permitia dar à aeronave um peso muito menor sem perder
resistência, o que ao mesmo tempo permitia atingir alvos a maiores
distâncias com a carga máxima.
O Wellington apresentava linhas inovadoras para a altura, principalmente
para o comando de bombardeiros que ainda utilizava aeronaves biplano.
Aliás a aeronave acabou respondendo à especificação, mas era na
realidade mais leve que o que a especificação pedia. Por isto o
fabricante foi obrigado a aumentar artificialmente o seu peso, para que o
Wellington correspondesse à especificação.
Como acontecia com os Estados Unidos, o desenvolvimento de aeronaves na
Grã Bretanha considerou a necessidade de aviões que pudessem servir de
ligação entre os vários pontos do império britânico. Por isso, quando
começou o conflito a Grã Bretanha contava com aeronaves com capacidade
para atingir a Alemanha, enquanto que os alemães só puderam atingir a
Grã Bretanha depois da queda da França e da Holanda.
As primeiras operações do Wellington não foram um sucesso. Embora armado
com metralhadoras, durante um raid contra o norte da Alemanha já em
1940 vários aparelhos foram perseguidos e abatidos pelos caças Me-109
alemães.
O Wellington ficou aliás com o titulo indesejado de primeiro avião aliado abatido durante o conflito.
O comando de bombardeiros decidiu então que para evitar maiores perdas o
Wellington seria utilizado como bombardeiro nocturno, e seria assim que
continuaria até ao final da guerra.
O Wellington participou no primeiro ataque a capital do III Reich em Agosto de 1940. Foram desenvolvidas várias versões do Wellington e ele mostrou-se
bastante eficiente como aeronave de vigilância marítima actuando contra
submarinos alemães.
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