Até o fim deste mês (30), o Museu TAM apresenta uma exposição inédita que reúne mais de cinquenta objetos relacionados à primeira travessia aérea do Atlântico Sul realizada por uma equipe brasileira. Sob o comando de João Ribeiro de Barros, a aventura aconteceu em 1927 a bordo de um hidroavião Savoia-Marchetti S.55, adquirido pelo próprio comandante na Itália e batizado como “Jahú”, em homenagem à cidade natal do aviador, no interior paulista.
A exposição foi organizada pelo Museu TAM, a partir do acervo do colecionador Alexandre Baptista, para comemorar os 85 anos da chegada do Jahú ao Brasil. O evento também retoma a importância desse feito histórico e mostra suas influências na cultura popular brasileira. Estarão expostos selos, bebidas, camisetas de time de futebol, histórias em quadrinhos, caricaturas e livros criados em homenagem a esse notável voo. A bravura da tripulação do Jahú também é lembrada por meio de medalhas.
“Se hoje é extremamente difícil a realização desse voo, mesmo com inúmeros recursos de navegação, imaginem o que foi este feito, há 85 anos, com a tecnologia disponível na época”, afirma João Amaro, presidente do Museu TAM.
A mostra é gratuita e ocorre no centro de acolhimento da instituição. Os visitantes que optarem por conhecer também o acervo do Museu TAM (com entrada paga) poderão ver de perto o Jahú, último modelo no mundo do hidrovião Savoia-Marchetti S.55, cedido em comodato pela Fundação Santos Dumont e em exposição no Museu TAM. Aproveitando a visita, o público também poderá conhecer uma aeronave que, recentemente, foi incorporada ao acervo: o De Havilland DH 82A Tiger Moth (ainda em condições de voo).
Conhecido como Tiger Moth II, esse avião monomotor biplano da década de 1930 integrou a frota da força aérea do Reino Unido (Royal Air Force – RAF) e do Brasil (FAB), além da Aviação Naval Brasileira. Destinado para instrução elementar de pilotagem, por ser simples e barato, exigia mãos firmes e fortes para controlar os movimentos, já que havia certo atraso na resposta dos comandos. Essa característica de voo agradava alguns instrutores, por fazer o aluno ter de “penar” para se tornar um bom piloto.
Serviço:
Endereço: Rodovia SP 318, km 249 – São Carlos (SP)
Contato: (16) 3306-2020
Funcionamento: quarta-feira a domingo, das 10h às 16h (entrada autorizada até as 15h)
Coordenadas para quem quiser ir de avião: Latitude 21º52´35´´S e Longitude 047º54´12´´W
Ingressos: R$ 25*, com meia entrada de R$ 12,50* para estudantes e idosos de 60 a 65 anos. Idosos a partir de 65 anos e crianças de até 6 anos não pagam. Aceitam-se cartões de crédito (American Express, Diners, Mastercard e Visa) e cartões de débito
* A exposição sobre o Jahú ocorre no centro de acolhimento do Museu TAM, próximo à bilheteria, e é gratuita.
Entrada gratuita às quartas-feiras
Estacionamento e wi-fi gratuitos


Fonte: Aviação Brasil - Via