O porta-aviões indiano “Vikramaditya” (ex-cruzador porta-aviões soviético) sairá na noite para 8 de junho para a primeira navegação experimental no Mar Branco. Os testes durarão 120 dias. Se no mar forem detetados defeitos, o navio voltará aos estaleiros para que sejam reparados.

Um incêndio ocorreu no porta-aviões na sexta-feira passada. Segundo o porta-voz dos estaleiros, apareceu fumaça no isolamento técnico. O problema foi liquidado em curto prazo.

 

O Vikramaditya foi originalmente construído como o Projeto Soviético 1143.4, classe “Almirante Gorshkov”. O navio teve a quilha batida em 1978 no estaleiro Nikolayev do Sul, na Ucrânia, foi lançado em 1982, e comissionado na Marinha Soviética em 1987 como "BAKU". Foi rebatizado após o colapso da União Soviética em 1991. Em 1994, o Almirante Gorshkov permaneceu em reparos por um ano para reparos após uma explosão de caldeira. Em 1995, retornou brevemente ao serviço, mas foi finalmente retirado e colocado à venda em 1996. O navio foi reformado no estaleiro Sevmash no norte da Rússia. Foi empreendida uma completa remoção de armamentos da proa, levou à construção de uma segunda pista, que se cruza com a pista original dos Kiev. Este arranjo, foi a forma encontrada para aumentar a capacidade do navio como porta-aviões convencional.