
Por enquanto, apenas a Rússia, China e Índia têm ou terão porta-aviões
com rampa e cabos de parada. Se, para os dois primeiros países, a
aquisição do Rafale está excluída, para a Índia, no entanto, esta é uma
nova oportunidade. Este último país, no momento, planeja equipar seus
dois novos porta-aviões, o Vikrant e o Vikramaditya, com os aviões
russos MiG-29K. Mas Nova Déli também está em fase de negociações
exclusivas com a Dassault Aviation para comprar os Rafale para sua força
aérea. O contrato, que poderá ser assinado nos próximos meses, não
inclui aeronaves navais. Mas, se a Índia quiser, poderá ter uma
alternativa para o MiG-29K, com a vantagem de padronizar sua frota
futura. Por enquanto, nenhum pedido foi feito nesta direção, mas a opção
técnica existe, o que é bom saber.
Além da Índia, a capacidade do Rafale para decolar de pista com rampa
poderá ser, nos próximos anos, de interesse em outros países, como o
Brasil, que quer incorporar dois novos porta-aviões no futuro, não sendo
obrigado, assim, a escolher porta-aviões dotados de catapultas. Isso
pode ser considerado, uma vez que Rafale já foi proposto para a
modernização da Força Aérea Brasileira.
Em tese, qualquer porta-aviões com um deck suficientemente grande
para acomodar uma pista oblíqua poderia ser considerado. O ponto técnico
mais crítico incide sobre os espaços disponíveis no convés de vôo para
acomodar os cabos de parada e o maquinário requerido para seu
funcionamento. Os novos porta-aviões britânicos podem ser adaptados,
mas, por outro lado, isso é menos evidente para o Cavour italiano, que
provavelmente exigiria trabalhos pesados.
No momento, os porta-aviões da Marinha Britânica e da Marina Militare
Italiana preveem operar as aeronaves de decolagem curta e aterrissagem
vertical F-35B. Mas este programa já sofre com muitos atrasos e elevados
custos extras, e mesmo o F-35 está apenas iniciando fase de
desenvolvimento dos seus sistemas, e essa fase é geralmente considerada
como a mais complexa de um projeto aeronáutico.
Fonte: Marine Nationale – Tradução: Justin Case para o Cavok
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