A segurança dos participantes da Rio+20, Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, ganhou um componente de peso. Mais exatamente 450 quilos. Trata-se do Veículo Aéreo Não Tripulado (Vant), que está sendo empregado no patrulhamento do Riocentro, na Zona Oeste da cidade, pela Força Aérea Brasileira (FAB). Esta é a primeira fez que o equipamento é operado em um grande centro urbano.
A aeronave RQ-450, de fabricação israelense, transporta sensores e câmeras, que transmitem imagens em tempo real para o Centro de Controle Operacional. Ela mede seis metros de comprimento por oito metros de envergadura e voa a 110 km/h. Segundo a FAB, o Vant pode atingir até cinco mil metros de altura e permanecer no ar por aproximadamente 15 horas.
Com o equipamento é possível monitorar o trânsito e multidões, além de fazer ações de reconhecimento, busca, vigilância e inteligência. Segundo a FAB, a aeronave também pode ser empregada no controle de desmatamento e operações de defesa civil.
A Rio+20 é uma das maiores operações em que o Vant é empregado. A aeronave também realizou missões durante a operação Ágata I, em Manaus (AM), em agosto de 2011. Na ocasião, o RQ-450 localizou uma pista de pouso clandestina que, posteriormente foi bombardeada por caças da FAB.

Fonte: G1