A entrega de seis aeronaves adicionais da fabricante sueca Saab para Tailândia foi adiada, disse nessa sexta-feira uma fonte da Real Força Aérea da Tailândia. A razão foi a recusa do fornecedor norte-americano de vender algumas partes importantes da aeronave.
A entrega dos seis aviões de caça Gripen e uma aeronave de alerta aéreo antecipado Saab 340 estava marcada para terça-feira passada, na Base Aérea de Don Muang, e uma cerimônia de recebimento oficial estava agendada para quarta-feira passada, junto a Ala 7 em Surat Thani.
As duas datas foram adiadas devido ao fornecedor de peças norte americano se recusar a vender alguns produtos-chave para o fabricante sueco, por razões que ainda não estão claras, disse a fonte.
O Saab 340 AEW é usado para controlar em voo a frota de caças Gripen.
“Certos itens fundamentais das aeronaves a jato Gripen e do sistema radar do Saab 340 produzido pela empresa dos EUA não foram autorizadas para venda a outros países”, disse a fonte. “E isso resultou num atraso na montagem [na empresa sueca] da aeronave, que eu realmente não tenho idéia de quando será concluída”.
“Eu não tenho certeza se este é um jogo ou não, porque a Real Força Aérea da Tailândia escolheu o Gripen da Suécia ao invés de caças da série F dos Estados Unidos. Os EUA não devem estar felizes com isso”, disse a fonte.
O Comandante da Força Aérea da Tailândia Itthaporn Subha-wong viajou para a Suécia no mês passado para discutir a entrega com a Saab, mas sem sucesso, disse a fonte.
Anteriormente, a força aérea tailandesa havia comprado um total de 12 caças Gripen da Suécia, juntamente com duas aeronaves AEW Saab 340 e uma aeronave de transporte Saab 340, num total avaliado em US$ 1,1 bilhão.
O primeiro lote de seis aeronaves de caça Gripen, um Saab 340 AEW e um Saab 340 de transporte já foi entregue e comissionado junto a Ala 7.
O segundo lote de mais seis jatos Gripen e mais uma aeronave AEW Saab 340 estão aguardando entrega.

Fonte: Bangkok Post – Via: Cavok