Uma equipe da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC) acompanhou na última quinta feira (05/07) a realização de ensaio no túnel de vento subsônico com a aeronave KC-390, em Marknesse, Holanda. A campanha de ensaios tem como objetivo identificar as características aerodinâmicas da aeronave em condições críticas de voo subsônico, utilizando técnicas de medição de última geração, baseadas em varredura laser de alta definição.
O KC-390 é o primeiro projeto aeronáutico brasileiro a ser ensaiado no túnel de vento DNW, um dos maiores e mais modernos do mundo.
Engenheiros e técnicos da Embraer trabalham conjuntamente com a equipe residente do túnel, em ambiente colaborativo e inovador, gerando resultados essenciais para a continuidade do projeto.
O modelo da aeronave KC-390, especialmente projetado para as campanhas de ensaio na Holanda, é o maior e mais sofisticado já construído pela Embraer, com cerca de cinco metros de comprimento, cinco de envergadura e amplamente instrumentado. Possui superfícies aerodinâmicas móveis e permite a abertura da porta/rampa de carga, bem como a extensão das mangueiras para reabastecimento em voo.
Com estas funcionalidades, é possível realizar uma investigação detalhada da esteira aerodinâmica e da turbulência gerada pela aeronave em condições críticas de voo. Os resultados permitirão confirmar a adequação das soluções de projeto, garantindo a realização segura de missões de reabastecimento em voo de aeronaves de caça e helicópteros, salto de paraquedistas e lançamento de cargas em voo. Serão realizadas, ainda, medições do nível de ruído gerado pelo KC-390 em regimes de pouso e decolagem, importante item para a certificação civil da aeronave.
Fonte: Tecnologia & Defesa - Via Plano Brasil
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