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Em 2008, em um convenio com o Governo do Estado do
Rio de Janeiro, o órgão projetou o protótipo da Viatura Especial de
Patrulhamento (VEsPa), utilizando os requisitos apresentados pela
Secretaria de Estado de Segurança do Rio de Janeiro (SESEG) e os
recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
(FAPERJ).
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Nascido da experiência adquirida anteriormente com o
programa VEsPa e com o objetivo de atender à crescente demanda de
utilização de blindados em ambientes urbanos, seja em operações de
Manutenção da Paz sob a égide da ONU ou em operações de Garantia da Lei e
da Ordem (GLO), surge o terceiro protótipo de blindado policial do
CTEX, a Viatura Blindada de Patrulhamento de Emprego Dual (VBPED), cujo
os Requisitos Operacionais Básicos (ROB) priorizavam a proteção
balística, mobilidade e logística.
Com capacidade e de transporte de sete militares (motorista, chefe de viatura/comandante e cinco fuzileiros) e sempre privilegiando o uso de componentes comerciais nacionais, ele foi montado sobre o chassi Agrale MA 9.2 e foi equipado com um motor MWM Acteon 4.12 TCE com 150hp a 2200 rpm, com caixa automática Allison LTC 2000. Possui Blindagem Nível III PA2, da Norma NBR 15000, resistente a disparos de calibres 7,62x51mm e 5,56x45 mm, escotilhas e seteiras para disparos. É equipado com uma torreta mecânica para metralhadora leve, mas está sendo idealizado para utilizar um sistema de armas remotamente controlado, como o reparo REMAX.
Fonte: T&D
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