
A encomenda da FAM é a primeira para o novo T-6C+, uma versão
melhorada do avião de treinamento militar T-6. Ele é capaz de
transportar pontos fixos externos e disparar armas para fins de
treinamento, e irá substituir a antiga frota de turboélices PC-7
da FAM. A FAM vai usar o T-6C+ para táticas intermediárias e avançada,
incluindo capacidades de treinamento e emprego de armas ar-solo.
“Temos o prazer de fornecer a Força Aérea Mexicana com os Beechcraft
T-6C+ altamente eficazes, ultra-confiáveis e com baixa manutenção”,
disse Russ Bartlett, presidente da Hawker Beechcraft Defense Company.
“Esses aviões vão formar a espinha dorsal do programa de treinamento de
vôo para a próxima geração de excepcionais pilotos da Força Aérea do
México, e estamos honrados em fazer parte dele. Vemos essa entrega das
quatro primeiras aeronaves como um passo inicial importante numa relação
longa e bem sucedida com a FAM.”
Além das novas aeronaves, a FAM também saudou quatro primeiros
instrutores mexicanos de pilotos que completaram seis semanas de
rigoroso treinamento de vôo nas instalações da Hawker Beechcraft em
Wichita. A pedido dos líderes militares mexicanos, e num gesto para
mostrar o início de uma longa parceria entre a HBDC e a FAM, todos as
quatro aeronaves T-6C+ foram transladadas por equipes mistas, compostas
por um piloto da FAM e um piloto da Hawker Beechcraft.

Além de possuir confortáveis procedimentos de instrução de voo por
instrumentos e de básicas manobras aéreas, o T-6C+ oferece uma
capacidade de formação de classe mundial que é apropriado para ensinar
as mais básicas tarefas de treinamento introdutório de vôo através das
mais desafiadoras e complexas missões de treinamento avançado que
anteriormente podiam ser realizadas somente em aeronaves a jato muito
mais caras.
As entregas dos T-6 começaram em 2000, após a aeronave ser inicialmente selecionada para preencher a tarefa Joint Primary Aircraft Training System
(JPATS) para a Força Aérea dos EUA e Marinha dos EUA.
Desde então,
outros programas militares em todo o mundo, incluindo o programa de
treinamento de voo da OTAN no Canadá, a Hellenic Air Force
da Grécia, a Força Aérea israelense, a Força Aérea do Iraque e a Real
Força Aérea Marroquina, escolheram o T-6 e seus derivados como principal
treinadores. O T-6 tem sido usado para treinar pilotos, navegadores e
operadores de sistemas de armas de aproximadamente 20 países diferentes.
A frota mundial de quase 800 aeronaves T-6 ultrapassou 2 milhões de
horas voadas em junho de 2012.
Fonte: CAVOK
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