A Hawker Beechcraft
Defense Company (HBDC) anunciou que os quatro primeiros de seis aviões
de treinamento Beechcraft T-6C+ encomendados pela Força Aérea Mexicana
(FAM) foram entregues numa cerimônia no dia 22 de agosto na Base Aérea
de Santa Lucia, em Reyes Acozac, México. Os dois aviões restantes estão
programados para serem entregues antes da celebração do Dia da
Independência do México no dia 16 de setembro.
A encomenda da FAM é a primeira para o novo T-6C+, uma versão
melhorada do avião de treinamento militar T-6. Ele é capaz de
transportar pontos fixos externos e disparar armas para fins de
treinamento, e irá substituir a antiga frota de turboélices PC-7
da FAM. A FAM vai usar o T-6C+ para táticas intermediárias e avançada,
incluindo capacidades de treinamento e emprego de armas ar-solo.
“Temos o prazer de fornecer a Força Aérea Mexicana com os Beechcraft
T-6C+ altamente eficazes, ultra-confiáveis e com baixa manutenção”,
disse Russ Bartlett, presidente da Hawker Beechcraft Defense Company.
“Esses aviões vão formar a espinha dorsal do programa de treinamento de
vôo para a próxima geração de excepcionais pilotos da Força Aérea do
México, e estamos honrados em fazer parte dele. Vemos essa entrega das
quatro primeiras aeronaves como um passo inicial importante numa relação
longa e bem sucedida com a FAM.”
Além das novas aeronaves, a FAM também saudou quatro primeiros
instrutores mexicanos de pilotos que completaram seis semanas de
rigoroso treinamento de vôo nas instalações da Hawker Beechcraft em
Wichita. A pedido dos líderes militares mexicanos, e num gesto para
mostrar o início de uma longa parceria entre a HBDC e a FAM, todos as
quatro aeronaves T-6C+ foram transladadas por equipes mistas, compostas
por um piloto da FAM e um piloto da Hawker Beechcraft.
O T-6C+ apresenta um ponto fixo na asa, HUD (Heads-Up Display), Up-Front Control Panel, um cockpit integrado no conceito glass
e um avançado conjunto de aviônicos Esterline CMC 4000 Cockpit que
expande as oportunidades de formação avançada. Os sistemas são
integrados com um HOTAS (Hands-On Throttle and Stick),
fornecendo ao aluno piloto e instrutor uma interface mais simples com o
cockpit digital. O conjunto de aviônicos do CMC 4000 Cockpit é o
primeiro de sua classe a incorporar um conjunto de navegação duplo
FMS/GPS totalmente integrado e certificado pela FAA,
que atende aos padrões de navegação exigidos de desempenho de
equipamento do espaço aéreo mundial atual. O projeto de arquitetura
aberta do Cockpit 4000 oferece a flexibilidade para expandir a
capacidade e atender continuamente as necessidades de formação atuais e
futuras.
Além de possuir confortáveis procedimentos de instrução de voo por
instrumentos e de básicas manobras aéreas, o T-6C+ oferece uma
capacidade de formação de classe mundial que é apropriado para ensinar
as mais básicas tarefas de treinamento introdutório de vôo através das
mais desafiadoras e complexas missões de treinamento avançado que
anteriormente podiam ser realizadas somente em aeronaves a jato muito
mais caras.
As entregas dos T-6 começaram em 2000, após a aeronave ser inicialmente selecionada para preencher a tarefa Joint Primary Aircraft Training System
(JPATS) para a Força Aérea dos EUA e Marinha dos EUA.
Desde então,
outros programas militares em todo o mundo, incluindo o programa de
treinamento de voo da OTAN no Canadá, a Hellenic Air Force
da Grécia, a Força Aérea israelense, a Força Aérea do Iraque e a Real
Força Aérea Marroquina, escolheram o T-6 e seus derivados como principal
treinadores. O T-6 tem sido usado para treinar pilotos, navegadores e
operadores de sistemas de armas de aproximadamente 20 países diferentes.
A frota mundial de quase 800 aeronaves T-6 ultrapassou 2 milhões de
horas voadas em junho de 2012.
Fonte: CAVOK
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