As autoridades militares russas reconheceram em Setembro de 2012 o seu interesse na eventual aquisição do helicóptero ligeiro AS355 da Eurocopter.

Os russos estarão interessados na aeronave para utilização em missões de transporte ligeiro e missões especiais.

As autoridades russas adquiriram um destes helicópteros ao fabricante Eurocopter em 2011 e iniciram um processo de avaliação por parte dos militares no ano passado, mas só agora - mais de um ano depois - é que as autoridades reconhecem oficialmente o interesse.

A Eurocopter não emitiu nenhum comunicado a propósito da venda, mas um jornal russo publicou fotografias de forças especiais russas a utilizar o AS355 em exercícios.

A aquisição esteve envolvida em alguma polémica, pois chegou a ser alegado que aquisição tinha sido feita por decisão pessoal do ministro da defesa russo Anatoly Serdiukov, mas que as autoridades militares russas não tinham mostrado qualquer interesse na aeronave.

Na declaração oficial emitida pelo ministério da defesa, foi afirmado que os russos pretendem avaliar a aeronave, nomeadamente como helicóptero de instrução para pilotos de helicópteros.


O reconhecimento do interesse russo, explica-se pela necessidade de aprofundar o processo, que passará pelo envio para a Rússia de equipes de técnicos europeus, que deverão supervisionar o processo.


O AS355 Ecureuil 2 é um helicóptero ligeiro com dois motores para utilização civil. A versão militar é conhecida como AS555 Fennec. Tanto na versão com dois motores como na versão monomotor o «esquilo» está ao serviço de vários países do mundo em 16 forças armadas e 12 forças de policia. A versão civil está ao serviço em 15 países.