O avião de transporte tático Antonov An-70
compareceu em setembro último na mostra aeroespacial ucraniana
Aviasvit-XXI após ter passado por um programa de atualização de sua
avionica embarcada. Segundo o bureau de projetos Antonov, a modernização
do An-70 está no mesmo nível tecnológico do seu rival europeu A400M da
Airbus Military. A aeronave modernizada esta sendo submetida a um
programa de ensaios desde agosto último.
De acordo com novos planos de fabricação em
série do modelo, a principal linha de produção do An-70 deverá ser
transferida para a planta industrial da Kazan Aircraft Production
Association (KAPO), enquanto a responsabilidade de fabricação dos
motores, asas e superfícies de cauda permanecerá na Ucrânia, informou
Dmitry Kiva, CEO da Antonov.
Os planos militares da Rússia incluem a
encomenda de 60 exemplares do An-70 até 2020. O modelo será operado
também pela Força Aérea da Ucrânia.
A história do programa de desenvolvimento
do An-70 foi marcada por um longo período de gestação. O primeiro
protótipo acidentou-se em 1995 após uma colisão e o segundo sofreu danos
durante uma decolagem. O programa de testes da aeronave possui
registros de problemas relacionados com os motores propfan Progress
D-27.
O Antonov nasceu de uma requisição para
substituição da frota de quadrimotores Antonov An-12 da Força Aérea da
Rússia (VVS), aeronave conhecida no ocidente como “Cub”, porém suas
capacidades de transporte superam este último em quase 50%. O Antonov
An-70 é capaz de transportar até 300 soldados ou 47 toneladas de carga.
Sua velocidade de cruzeiro é de 750 km/h, bastante elevada para um
turboélice. A configuração do sistema de propulsão possui um design
avançado, as hélices utilizam geometria pouco usual e são instaladas aos
pares em cada um dos quatro motores da aeronaves, funcionando em
contra-rotação como acontece nos bombardeiros Tupolev “Bear”.
Fonte: T&D
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