O avião de transporte tático Antonov An-70 compareceu em setembro último na mostra aeroespacial ucraniana Aviasvit-XXI após ter passado por um programa de atualização de sua avionica embarcada. Segundo o bureau de projetos Antonov, a modernização do An-70 está no mesmo nível tecnológico do seu rival europeu A400M da Airbus Military. A aeronave modernizada esta sendo submetida a um programa de ensaios desde agosto último.
De acordo com novos planos de fabricação em série do modelo, a principal linha de produção do An-70 deverá ser transferida para a planta industrial da Kazan Aircraft Production Association (KAPO), enquanto a responsabilidade de fabricação dos motores, asas e superfícies de cauda permanecerá na Ucrânia, informou Dmitry Kiva, CEO da Antonov.
Os planos militares da Rússia incluem a encomenda de 60 exemplares do An-70 até 2020. O modelo será operado também pela Força Aérea da Ucrânia.
A história do programa de desenvolvimento do An-70 foi marcada por um longo período de gestação. O primeiro protótipo acidentou-se em 1995 após uma colisão e o segundo sofreu danos durante uma decolagem. O programa de testes da aeronave possui registros de problemas relacionados com os motores propfan Progress D-27.
O Antonov nasceu de uma requisição para substituição da frota de quadrimotores Antonov An-12 da Força Aérea da Rússia (VVS), aeronave conhecida no ocidente como “Cub”, porém suas capacidades de transporte superam este último em quase 50%. O Antonov An-70 é capaz de transportar até 300 soldados ou 47 toneladas de carga. Sua velocidade de cruzeiro é de 750 km/h, bastante elevada para um turboélice. A configuração do sistema de propulsão possui um design avançado, as hélices utilizam geometria pouco usual e são instaladas aos pares em cada um dos quatro motores da aeronaves, funcionando em contra-rotação como acontece nos bombardeiros Tupolev “Bear”.

Fonte: T&D