Recente teste realizado no deserto de Utah poderá mudar a forma das futuras guerras e armamentos após um míssil ter desabilitado alvos eletrônicos com pouca ou nenhum efeito colateral.

A BOEING  e o U.S. Air Force Research Laboratory (AFRL) Directed Energy Directorate (Armas de Energia), Kirtland Air Force Base, Novo México, testou com sucesso, em uma tradução aproximada o que seria Projeto de  Microondas de Alta Potência Contra-Eletrônicos  (Counter-electronics High-powered Microwave Advanced Missile Project - CHAMP), durante um voo sobre o Campo de Testes de Utah, que foi monitorado desde a Base Aérea de Hill.

O CHAMP, que torna os equipamentos eletrônicos inservíveis, é uma arma não cinética e é uma alternativa às tradicionais armas com explosivos, que usam deslocamento de energia  para destruir um alvo.

Durante o teste, o míssil CHAMP executou um plano de voo pré-planejado  e emitiu impulsos de alta energia  (high-powered energy), que afetaram e tiraram de serviço os  dados do alvo e subsistemas eletrônicos.  O CHAMP permitirá  o emprego de ataques de ondas de rádio de alta-freqüência  contra numerosos alvos em uma única missão.

"Esta tecnologia marca uma nova era na Guerra Moderna," afirmou Keith Coleman, Gerente do Programa CHAMP pela  Boeing Phantom Works. "Em um futuro próximo, esta tecnologia poderá tornar inefetivo os sistemas eletrônicos e centros de dados antes de as tropas chegarem ou o primeiro avião."

CHAMP é um Programa Demonstrador de Tecnologia  que inclui testes em solo e em voo.

Fonte: DEFESANET