A ONU confirma que a guerra na Síria está transbordando para o Líbano e alerta que mais de 100 mil sírios estão esperando para ser registrados como refugiados nas cidades libanesas.
Melissa Fleming, porta-voz do Alto Comissariado da ONU para Refugiados, indicou na manhã de hoje em Genebra que a entidade foi obrigada a suspender o registro e atendimento a refugiados, por conta da violência que eclodiu nas cidades libanesas nos últimos dias e as ameaças relativas a determinados grupos.
O registro em cidades como Trípoli, Akar, Beirute e Saida foi interrompido e a ONU não sabe dizer quando voltará a atuar.
No total, mais de 358 mil sírios já deixaram o país por conta da crise que já dura mais de um ano e meio. A estimativa da ONU é de que esse número poderá dobrar até o início de 2013.
A ONU também fez hoje um apelo para que governos europeus abram suas fronteiras para refugiados sírios, já que países como Líbano, Turquia e Jordânia já enfrentam situações críticas para atender a população que tenta escapar da guerra. Até agosto, 16 mil sírios haviam solicitado a entrada nos países europeus.

Fonte: Estadão