A Helibras assinou nesta semana uma carta de intenção de compra de 14 helicópteros modelo EC225, maior helicóptero do País, com a Líder Aviação. Pelo acordo entre as empresas, as negociações devem acontecer até o mês de junho de 2013, e os helicópteros devem começar a ser produzidos entre 2014 e 2015. Os valores da negociação não foram divulgados.
O modelo será produzido na fábrica da Helibras em Itajubá (MG), inaugurada no dia 2 de outubro. No local já serão produzidos os helicópteros EC725 - uma versão militar do EC225 - destinados às Forças Armadas do Brasil. O contrato assinado entre as Forças Armadas e a Helibras prevê a entrega de 50 helicópteros de multimissão de grande porte com 50% do conteúdo nacional até 2017. 



Acima: O painel do EC-725 é bastante completo e com seis displays multifuncionais que facilitam, em muito, o trabalho de pilotagem desta excelente maquina.

A Helibras afirmou que iniciou os processos do EC225 junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) com o objetivo de garantir um certificado de produto brasileiro, com possibilidade de comercialização em todo mundo. Atualmente existem 13 helicópteros deste modelo no Brasil, adquiridos por operadores contratados pela Petrobras para o transporte entre o continente e as plataformas de petróleo em alto mar. 

Fonte: Terra