Segundo o jornal argentino “Prensa Latina”, o Ministério da Defesa da Argentina informou nesta quarta-feira (30) que foi dado inicio aos trabalhos de desenho, desenvolvimento e produção da primeira aeronave militar de treinamento básico concebida conjuntamente por países sul-americanos.

O jornal informou que a ideia do desenvolvimento da nova aeronave, fruto de um entendimento alcançado no âmbito da União de Nações Sul-Americanas (UNASUR), nasceu durante a reunião extraordinária do Conselho de Defesa do organismo em Lima, no Peru, no fim do ano passado. Denominado “Unasur I”, os trabalhos conjuntos servirão para fortalecer a indústria e enriquecer o conhecimento tecnológico de defesa na América do Sul, assinalou a nota do Ministério da Defesa da Argentina, segundo o “Prensa Latina”.
A notícia informa também que a primeira reunião do grupo de trabalho encarregado de desenvolver o “Unasur I” aconteceu nesta quarta-feira (30) na cidade argentina de Ascochinga, província de Córdoba. Durante o evento estiveram presentes representantes da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. Na ocasião, discutiram-se detalhes para a formulação de um anteprojeto dos requisitos da futura aeronave para que ele seja avaliado pelo Conselho de Defesa da UNASUR.
Notícias veiculadas anteriormente dão conta que, se o programa do “Unasur I” prosseguir de fato, ele deverá ser baseado no IA-73, projeto já iniciado pela Fabrica Argentina de Aviones (FAdeA).

Fonte T&D