A Índia e a Rússia começaram a desenvolver um avião médio multiúso de transporte MTA, que é baseado no projeto russo Il-214. A necessidade de se criar uma máquina nova desta classe não está em dúvida, mas a realização do projeto está levando muito tempo.
Caminho longo
O
contrato para a primeira fase de desenvolvimento do MTA foi assinado em
12 de outubro de 2012. O cliente é a empresa conjunta russo-indiana
MTAL, e o fornecedor é a empresa russa United Aircraft Corporation - Transport Airplanes (UAC-TA) e a indiana Hindustan Aeronautics Limited (HAL).
Este
é o ponto de partida para o desenvolvimento imediato da nova máquina, o
primeiro protocolo sobre sua construção foi assinado ainda em 2001. Na
altura, o planejado é que o avião com o índice Il-214 levantaria voo até
o final da década de 2000, e no programa estadual de armamentos para
2006-2015 até estava prevista a compra dos primeiros cinco aviões de
série. Hoje está claro que o avião não irá aparecer em 2015 - a data do
primeiro voo foi adiada para 2017, e o fornecimento das primeiras
máquinas de série - para 2019. No entanto, não se pode chamar o Il-214
de produto extremamente complexo, cujo prazo de desenvolvimento está
atrasado por razões objectivas. Na verdade, esta máquina tem muito em
comum com seu irmão mais velho - o Il-76 de quatro motores. As razões
para o atraso devem estar em algo mais.
A base para o desenvolvimento de UAC-TA é o departamento de projeto (DP) Iliushin.
A perda da principal usina de produção em série em Tashkent, a
transferência da produção de Il-76 para Ulianovsk, e a remoção, de fato,
do DP da produção de máquinas de passageiros levou à perda quase
completa de competências e habilidades. Isto é tanto mais sensível
porque quase parou a troca de experiência com o DP Antonov em Kiev, o principal desenvolvedor de aviões de transporte soviéticos.
Tiveram
influência também problemas financeiros - até recentemente, o orçamento
não tinha recursos para um financiamento completo do programa, embora a
criação de um avião de transporte médio devesse ser uma prioridade para
o exército, assim como para aumentar exportações de ítens alta
tecnologia. Aviões desta classe têm demanda no mercado mundial.
É
possível que a cooperação com a Índia tenha se tornado uma boia de
salvação para o projeto. Os indianos, que estão interessados não apenas
na máquina, mas também em obter experiência de construção de tais
aviões, estão dispostos a pagar dinheiro. E esperar - é claro, se a
espera não exceder prazos razoáveis. No entanto, na Ásia são mais
tolerantes ao consumo de tempo.
O que será leve?
Além
do avião de 20 toneladas de capacidade de carga, a Força Aérea Russa
necessita também de um avião de carga pequeno, com uma capacidade de 6-8
toneladas, capaz de fornecer rapidamente cargas a bases remotas, de ser
utilizado em aeródromos de má qualidade, e estar sempre à mão em quantidades necessárias. Este papel hoje pode ser reivindicado por um avião e um projeto. Projeto - é o Il-112 do DP Ilyushin, e o avião é o An-140 do DP Antonov.
Entretanto, a julgar pelas declarações de funcionários de alto escalão,
incluindo o vice-primeiro-ministro Dmitri Rogozin que supervisiona o
setor de defesa, a retomada dos trabalhos sobre o Il-112 é hoje
considerada preferível à criação de uma modificação de transporte
militar do An-140. A razão óbvia é a origem formalmente ucraniana do An.
Em contraste com o Il-112, que ainda não passou do estágio de projeto, o
An-140 está já em série. Além disso, ele é quase completamente, exceto
os motores, construído na Rússia: seu produtor principal é a empresa Aviakor de Samara. Note-se que o Il-112, se levado a produção, também vai usar, provavelmente, motores ucranianos da corporação Motor-Sich.
A
principal vantagem do An é que ele está em série. Já foram produzidas
cerca de 30 máquinas, existe um contrato para o fornecimento destas
aeronaves (por enquanto na versão de carga) ao Ministério da Defesa e
para a criação de uma versão de transporte militar. Ela se distingue
pela presença de uma rampa de carga na cauda da máquina, o que levará
muito menos tempo e esforço do que a criação do Il-112, para o qual
ainda há que construir o ferramental de produção a partir do zero.
Nestas
circunstâncias, o desejo de por em série uma aeronave de marca
especificamente russa pode levar a consequências opostas. Os recursos da
UAC-TA, especialmente os de engenharia, hoje estarão ocupados pelo
projeto MTA. Se a esta estrutura for adicionado o projeto Il-112, o
resultado pode ser a falha de ambos os projetos. E a necessidade de
comprar como máquina média, por exemplo, o avião brasileiro KC-390, e
como máquina leve o avião italiano C-27J Spartan ou o espanhol C-295.
Por
isso considera-se que a produção do An-140 esta mais perto dos
interesses tanto de militares russos, como da indústria russa.
Fonte: A Voz da Russia
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