A DGA (agência de aquisições de defesa na França) recebeu oficialmente o Rafale C137, o primeira Rafale de produção equipado com o radar AESA RBE2 da Thales, numa cerimônia realizada no estabelecimento da Dassault Aviation em Mérignac, perto de Bordeaux. A aeronave será operada pela Força Aérea Francesa.

O Rafale é o primeiro avião de combate europeu em serviço operacional equipado com este tipo de radar.
O AESA RBE2 oferece ao Rafale importantes benefícios operacionais:
  • Capacidade de alcance estendido de apoio para detectar alvos de baixa detectabilidade e pleno uso de novos sistemas de armas, como o míssil ar-ar Meteor,
  • Maior confiabilidade para manutenção reduzida e menores custos de apoio durante a vida operacional,
  • Maior amplitude de imagem do Radar de Abertura Sintética e melhor resistência a interferências.
A Dassault Aviation e a Thales disseram ter orgulho de equipar as forças francesas com esta avançada tecnologia radar, que está agora entrando em serviço operacional num avião de combate europeu pela primeira vez. O projeto foi concluído no prazo e dentro do orçamento, e deve seu sucesso à cooperação exemplar com a DGA e todas as empresas envolvidas no programa AESA RBE2.
Uma programação definida no ano passado para o novo radar AESA previa a entrada em operação na metade de 2013, e agora os radares serão instalados no último lote de 60 aeronaves encomendadas pela força aérea e marinha da França.
As versões de exportação do Rafale também vão incorporar a tecnologia do radar AESA.

Fonte: CAVOK