O Irã revelou novos sistemas de míssil e artilharia nesta terça-feira, durante o segundo dia de exercícios militares em larga escala . As informações foram divulgadas pela imprensa estatal iraniana. Autoridades ligadas ao governo de Mahmoud Ahmadinejad disseram que as demonstrações - consideradas as maiores na história recente do país - têm como objetivo enviar uma advertência para aqueles que ameaçam a república islâmica.
Em meio a um cenário de alta tensão entre o Irã e países do Ocidente, sobre os Estados Unidos, sobre o programa nuclear comandado por Teerã, as manobras militares realizadas na região oriental do país concentraram-se nas defesas aéreas.

Israel ameaçou atacar instalações nucleares iranianas se as sanções ocidentais e a diplomacia não fossem suficientes para obrigar o Irã a interromper seu programa de enriquecimento de urânio. Apesar de Ahmadinejad ter negado diversas vezes, Estados Unidos e Israel aliados acreditam que o programa visa desenvolver uma bomba atômica.

Os três sistemas de mísseis e artilharia construídos internamente seriam um impulso significativo para a defesa militar do Irã, disse Farzad Esmaili, chefe do quartel-general de defesa aérea do Irã.
"O sistema de mísseis de baixa altitude ‘Ya Zahra 3' é totalmente iraniano e foi projetado e produzido para atender às necessidades internas", afirmou Esmaili, segundo a Agência de Notícias dos Estudantes Iranianos (ISNA).

Ele disse que o segundo sistema de mísseis chamado 'Qader' é altamente móvel e poderia ser implantado em menos de 30 minutos, enquanto um novo sistema de artilharia chamado 'Safat' poderia escapar de ser detectado pela vigilância inimiga.
Especialistas ocidentais dizem que o Irã muitas vezes exagera nas suas capacidades de armas, embora existam preocupações sobre os seus mísseis de maior alcance.

Os exercícios militares acontecem menos de uma semana depois de o Pentágono, dos EUA, afirmar que caças iranianos abriram fogo contra um avião não tripulado dos Estados Unidos sobre águas internacionais no início do mês.

Fonte: IG