Até o final deste ano, a Marinha russa
planeja submeter a testes o submarino B-90 Sarov, equipado com um
propulsor experimental a hidrogênio.
Uma fonte do ministério da Defesa disse
ao jornal Izvéstia que os propulsores a hidrogênio serão instalados nos
submarinos do projeto 677 Lada e na sua versão de exportação, o
Amur-1500.
"Os trabalhos de construção de uma
unidade de propulsão independente do ar atmosférico começaram no ano
passado. Propulsores semelhantes já estão instalados em submarinos
alemães do tipo U-212 e na sua versão de exportação U-214. A ideia é que
o motor elétrico do submarino seja alimentado por elementos
combustíveis à base de hidrogênio e não por baterias", disse um
representante da Marinha que participa do projeto.
Submarinos convencionais
Todos os submarinos convencionais, inclusive os do projeto Varchavianka, utilizavam baterias recarregadas por um motor a diesel. Para recarregá-las, o submarino
precisava emergir para ligar o motor, que necessitava de ar atmosférico,
tornando-se vulnerável ao inimigo.
O Sarov equipado com um propulsor a hidrogênio tem uma autonomia de imersão comparável à de um submarino nuclear. "Os submarinos convencionais equipados
com motores elétricos são praticamente imperceptíveis, ao contrário dos
submarinos nucleares, que com o ruído produzido pelas bombas do sistema
de refrigeração do reator tornam-se audíveis. Além disso, os submarinos
nucleares são muito difíceis de operar e de fazer reparos", disse a
fonte.
Segundo o contra-almirante aposentado
Vladímir Zakhárov, uma unidade de propulsão independente do ar
atmosférico é um passo significativo no desenvolvimento da frota russa. Além de aumentar a autonomia em imersão e
tornar os submarinos mais silenciosos, os novos motores proporcionarão
melhor capacidade de combate.
"Até o momento, só os alemães
conseguiram construir um propulsor a hidrogênio. Seremos os segundos, o
que vai nos garantir sucesso comercial", completa Zakhárov.
Fonte: Gazeta Russa - Via Pravda
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