O Conselho de Defesa Sul-Americano aprovou nesta quarta-feira, como parte do seu Plano de Ação para 2013, o desenvolvimento e a produção regional de um avião de treinamento básico, além da elaboração de um projeto conjunto para tirar do papel um sistema de aviões não tripulados. Os ministros da Defesa da União das Nações Sul-Americanas (Unasul) realizaram em Lima sua quarta reunião ordinária para aprovar o plano de ação em torno de políticas de defesa, cooperação militar e ações humanitárias.

Na Declaração de Lima, assinada ao término do encontro, foi aprovada a viabilidade do desenho, desenvolvimento e produção regional de um avião de treinamento primário básico sul-americano. Além disso, ficou acordada a promoção do grupo de trabalho de especialistas, coordenado pelo Brasil, para elaborar um estudo do projeto para a produção regional de um sistema de aviões não tripulados.

Os ministros também viram com bons olhos a iniciativa de criar a Escola Sul-Americana de Defesa e incluíram na declaração a ideia da incorporação da mulher no âmbito da defesa.

Fonte: Terra