O Ministério de Defesa da Bielorrússia e a Irlut Corporation da Rússia assinaram em Minsk, no dia 18 de dezembro, um contrato para o desenvolvimento de uma cooperação técnica-militar entre os dois países, e para o fornecimento de quatro jatos de treinamento de combate/ataque leve Yak-130 Mitten para a Bielorrússia em 2015, informou nessa terça-feira a fabricante de aviões Irkut da Rússia.
A Bielorrússia é o primeiro estado da Comunidade dos Estados Independentes (CEI) a comprar a aeronave, que servirá para o treinamento avançado dos pilotos de caças da Bielorrússia.
O Yakovlev Yak-130, fabricado na fábrica em Irkutsk, é um jato subsônico de treinamento avançado e de ataque leve desenvolvido pela Yakovlev. O desenvolvimento do avião começou em 1991, como um programa conjunto de desenvolvimento de um treinador entre a Yakovlev da Rússia e a Aermacchi da Itália, que começou em 1993 com o demonstrador Yak/AEM-130D, que voou pela primeira vez em 1996. Em 1999, a parceria foi dissolvida e os aviões Yakovlev Yak-130 e o Alenia Aermacchi M346 Master tornaram-se programas separados.

Fonte: CAVOK