Os militares de Taiwan estão prontos para completar a primeira fase de um plano local de modernização de seus caças Indigenous Defense Fighters (IDFs) Ching-kuo até o final de 2013, num esforço para conter a ameaça militar da China, de acordo com o Ministério da Defesa Nacional.

Todos os 71 caças serão modernizados e encontram-se em operação no 443° Esquadrão de Caças Táticos da Base Aérea de Tainan serão entregues até o final desse ano, com as primeiras unidades sendo entregues ja no inicicio deste ano.

O ministério disse num relatório enviado recentemente ao Legislativo, que as aeronaves atualizadas serão equipadas com radar melhorado, aviônicos e capacidades de guerra eletrônica, bem como com a bomba de fragmentação desenvolvida localmente Wan Chien.

Com um orçamento de cerca de US$ 587,26 milhões, a primeira etapa do projeto foi lançada em 2009 para equipar os IDFs, que estiveram em serviço por mais de uma década, disse o relatório.

As atualizações irão prolongar a vida útil dos jatos de combate por cerca de 20 anos, de acordo com o ministério. Ele acrescentou que uma segunda fase de atualizações dos IDFs está prevista para ser realizada entre 2014 e 2017.

O IDF é um dos principais aviões de combate de Taiwan, juntamente com os caças norte americanos F-16 A/B e os jatos de combate franceses Mirage 2000-5s.

Em mais esforços para manter suas capacidades de defesa, Taiwan, em julho, também assinou uma proposta dos Estados Unidos para modernizar os seus antigos caças F-16 A/B num negócio avaliado em cerca de US$ 3,8 bilhões.

Fonte: Focus Taiwan – Via: Cavok