A Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer), fabricante de jatos Embraer (EMBR3) poderá iniciar a produção de helicópteros militares e comerciais na América Latina. Nesta segunda-feira (21), a empresa anunciou a assinatura de um acordo com a companhia AgustaWestland para avaliar a criação de uma joint-venture no Brasil. A AgustaWestland faz parte do grupo italiano Finmeccanica.

As duas empresas afirmam que vêem um grande potencial de mercado para helicópteros com dois motores, especialmente para atender as demandas do mercado offshore de petróleo e gás, no Brasil. Além disso, Embraer e Agusta estão de olho no transporte executivo e militar.

O site da AgustaWestland publicou uma nota em que o presidente da Embraer, Frederico Fleury Curado, afirmou que "esse é um passo importante para a Embraer na medida que continuamos a expandir o nosso negócio. Estamos certos de que as habilidades e competências combinadas da Embraer e AgustaWestland criará grande avlor para os clientes da região".

O presidente da AgustaWestland, Bruno Spagnolini, disse que as empresas estão "ansiosas" para iniciar a fabricação de helicópteros no Brasil. "O Brasil é um mercado importante para a AgustaWestland e nós acreditamos que ter uma presença industrial no país nos ajudará a crescer ainda mais, em um dos mercados que crescem mais rápido no mundo".

Fonte: DP