O ministro da Defesa da França, Jean-Yves Le Drian, expressou apoio nesta quinta-feira à ideia de enviar forças de paz da ONU ao Mali, afirmando que a França poderia participar em um plano desse tipo.

O Conselho de Segurança da ONU começará a discutir a possibilidade de destacar tropas da ONU ao país africano, disseram enviados em referência a uma ideia que anteriormente causou desconforto depois da recente intervenção militar da França no país.
As forças francesas tomaram controle na quarta do aeroporto de Kidal  e da própria cidade, a última dominada por rebeldes ligados à Al-Qaeda, e planejam transferir logo o controle da missão militar a uma força de países africanos, cuja tarefa será dispersar insurgentes de seus redutos.
Os soldados franceses e do Mali também recapturaram em dias recentes Timbuktu e Gao, duas outras capitais provinciais, e foram recebidos por multidões em júbilo.
Enviados da ONU têm dito que o envio de uma força de paz ofereceria vantagens claras sobre uma força liderada por nações africanas, uma vez que seria mais fácil monitorar o respeito a direitos humanos e a ONU poderia escolher a nacionalidade dos contingentes a serem usados na força.
A França já destacou cerca de 4,5 mil soldados para a ofensiva que dura três semanas, destinada a combater o controle de islamistas em cidades no norte do Mali, há quase dez meses.

Fonte: IG - Na foto: Soldados do Chade seguram suas armas no aeroporto recentemente recuperado da cidade de Gao, no Mali (28/01)