O presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), José Raimundo Coelho, recebeu a diretora de negócios da empresa americana Space X, Stella Guillen, na manhã desta segunda-feira (28).
Stella veio ao Brasil apresentar a Space X, conhecer os programas desenvolvidos pelo país e avaliar possíveis parcerias. “É interessante conhecer mais sobre o que as empresas privadas estão fazendo no setor. Podemos aprender com elas e também vislumbrar futuras parcerias”, destaca o presidente da AEB.
Depois da visita à AEB, Stella ministrou palestra para alunos e professores da Universidade de Brasília. Ainda esta semana, ela visita o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e a Visiona, ambos localizados em São José dos Campos (SP).
Space X – A empresa foi criada em 2002, por Elon Musk, com o objetivo de fornecer transporte espacial, para cargas e pessoas, a um custo baixo. Sediada em Los Angeles, Califórnia (EUA), a empresa conta, atualmente, com 2.500 funcionários, dois centros de lançamento – um em Cabo Canaveral, na Flórida, e outro em Vandenberg, na Califórnia -, e um centro de testes localizado no Texas (EUA).
Em seus dez anos de existência, a empresa conseguiu mais de US$ 4 bilhões em contratos. Aproximadamente 40% de seus voos são realizados para a Agência Espacial Americana (Nasa). O restante é de contratos comerciais.
Em 2012, a Space X fez história como a primeira empresa de capital privado do mundo a enviar carga para a Estação Espacial Internacional. Segundo Stella, a Space X deve crescer 20% só em 2013.

Fonte: AEB