O Pentágono suspendeu todos os voos de testes com o caça F-35, que está a ser desenvolvido pelos Estados Unidos, com parceiros privados, para substituir outros aviões militares.
A medida foi tomada depois de se ter identificado uma fissura numa lâmina da turbina de um avião, na Califórnia. Todos os 51 aparelhos que já estavam operacionais encontram-se agora no solo, sem ordem para voar.

Numa comunicado, o Pentágono diz que se tratou de uma medida preventiva. “Ainda é muito cedo para saber qual será o impacto desta descoberta sobre a frota, no seu conjunto, mas por uma questão de precaução todas as operações envolvendo o F-35 ficarão suspensas até que saibamos exactamente o que provocou esta fissura”, refere o comunicado.

Os Estados Unidos esperam que os F-35 substituam os outros caças da frota norte-americana, como os F-16 e os F/A-18. A previsão é a de que sejam produzidos cerca de 2400 novos caças nas próximas décadas.

Este é o programa militar mais caro do Pentágono neste momento, com um investimento total equivalente a cerca de 300 mil milhões de euros.


Fonte: Publico