Depois de muito replicar e modificar localmente os caças F-5 (chamando-os de Saegheh e Azarakhsh), o Irã anunciou hoje o mock-up do F-313 Qaher (pronunia-se Ghaher em português, Conquistador),   um caça construído localmente e que segundo anunciou tem capacidade de iludir radares (Stealth), combater tanto outras aeronaves e alvos terrestres utilizando armamento iraniano de alta tecnologia, segundo a agência de notícias do Irã a IRNA. 

Não foram liberados dados técnicos do avião nem o Governo anunciou quaisquer testes de vôo com a aeronave real nem muito menos quando entrará em produção.

 
 Desenhos (inspirados no Yak-130)
 
Azarakhsh (ACIMA)
 Maquete do modelo apresentado ano passado (2011) no 33o. aniversário da Revolução Islâmica

No video abaixo aparece de longe um modelo em voo mas parece ser um avião radio controlado pois é mostrado de longe (não obstante o barulho das turbinas que pode ter sido inserido no video).


By Vinna com informações do Uskowi on Iran/IRNA
 


O presidente iraniano Mahmud Ahmadinejad revelou neste sábado um novo avião de combate, por ocasião das celebrações do 34º aniversário da revolução islâmica de 1979.
O aparelho futurista, chamado Qaher-313 ("Conquistador 313"), foi "concebido e realizado por engenheiros iranianos" e "está entre os aviões de combate mais avançados do mundo", disse Ahmadinejad, segundo a imprensa de Teerã.
O presidente iraniano afirmou ainda que o aparelho já voou "milhares de horas" e que seus pilotos estavam "muito satisfeitos com os resultados".
O ministro da Defesa, Ahmad Vahidi, disse que aparelho é difícil de ser detectado por radares.
O avião é parte de um "projeto de defesa", afirmou Ahmadinejad, antes de destacar que "a potência militar iraniana não tem por objetivo agredir e dominar outros países, pois é puramente dissuasiva".

Fonte: AFP


O Presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, participou hoje de uma cerimônia que revelou o novo caça stealth desenvolvido no país, o Qaher-313 (Conquistador-313), o que alegadamente é descrito como similar aos caças norte americanos. Veja a seguir mais imagens e um vídeo da apresentação do novo caça stealth iraniano.

A aeronave de caça Qaher-313 iraniana foi colocada em exposição durante uma cerimônia pelas comemorações dos Dez Dias da Alvorada que celebra a vitória da Revolução Islâmica de 1979. Participaram da cerimônia o Comandante de Exército Iraniano Major General Ataollah Salehi, o Ministro da Defesa General Brigadeiro Ahmad Vahidi e o Comandante da Força Aérea da República Islâmica do Irã (IRIAF) General Brigadeiro Hassan Shah-Safi.

Ahmadinejad também afirmou que o jato foi totalmente projetado e fabricado por especialistas iranianos, da Organização das Indústrias de Aviação do Ministério de Defesa. O caça é o primeiro do país a usar canards. Embora o país sofra um embargo de armas e tecnologia, o país vem desenvolvendo soluções próprias para melhorar suas aeronaves de combate.

A agência de notícias iraniana FARS disse que o ministro Vahidi teria afirmado que “materias de alta tecnologia e sistemas eletrônicos foram usados na aeronave, que é capaz de pousar e decolar de pistas curtas”, e adicionou que o Qaher-313 “possui uma alta capacidade de combate, e pode levar armas produzidas nacionalmente”.

Mas numa primeira impressão, a aeronave Qaher-313 parece ter um tamanho muito reduzido, como pode ser visto nas imagens com o piloto no cockpit. A deriva dupla tem muita semelhança com o jato F-35 norte americano, mas o conceito da aeronave, inclusive as asas com as pontas dobradas para baixo, lembra muito com a conceito Boeing Bird of Prey, a qual agora está no Museu da USAF na Base Aérea de Wright-Patterson.
 












O cockpit, ainda muito espartano, parece com algo produzido para uma aeronave homebuilt experimental, e o canopy parece ser feito de plexiglass. O material da fuselagem também não parece ser muito resistente (provavelmente feito de algum tipo de fibra ou metal de baixa resistência), ou mesmo ter alguma pintura ou revestimento especial stealth, fazendo com que somente o formato da aeronave lembre uma aeronave furtiva.


Não é possível ver se a aeronave possui um motor no seu interior, embora nas imagens dá a impressão que o caça seja ainda um mockup, embora militares iranianos afirmem que a aeronave já teria realizado o primeiro voo.

Fonte: CAVOK