Os destroços do caça da Segunda Guerra Mundial, expostos após 65 anos pela mudança das marés na costa do País de Gales, serão resgatados.

Conhecido como “A Dama de Harlech”, o Lockheed P-38 Lightning foi descoberto em julho de 2007 após décadas escondido sob as areias. Foi a primeira vez que o raro caça norte-americano foi visto desde que fez um pouso forçado na costa galesa durante treinamento em 1942.

O resgate, em um local secreto perto da praia em Harlech, será iniciado assim que um lar para a aeronave for encontrado. O Grupo Internacional de Recuperação de Aeronaves Históricas (TIGHAR) espera retirar a aeronave do mar.

O diretor do projeto, Ric Gillespie, disse: “Quando tivermos uma casa para a aeronave poderemos começar a juntar as permissões necessárias com o governo local para removê-la, finalizando a operação com um levantamento de fundos para o resgate. É desafiador, mas factível”.

O avião permanece bem enterrado na areia. Somente nós sabemos onde ele está, e esta é a única razão pela qual ainda não foi desmantelada por saqueadores. Nossa intenção é recuperar a aeronave e conservá-la, o que significa um longo processo de tratamento do metal para que não corroa mais após ser tirado da praia. Precisamos de um museu britânico como parceiro para conservar e exibir a aeronave. Os grandes museus aeronáuticos como o Museu da RAF e o Imperial War Museum estão cientes e interessados, mas impedidos de alocar recursos agora devido a outros compromissos imediatos”.

Acredita-se que a aeronave caiu em 1942 enquanto participava de voos de treinamento e sofreu um corte nos motores. Incrivelmente, o piloto, Tenente Robert Elliott, saiu ileso da aeronave, mas desapareceu em ação somente três meses depois durante as batalhas na Tunísia.

Fonte: Daily Mail, 31 de janeiro de 2013. - Via Sala de Guerra