Esbanjando tecnologia, velocidade e até designs mirabolantes, essas
aeronaves são usadas para monitorar fronteiras e exércitos inimigos.
Informação é poder. A máxima vale para diversas ocasiões e se torna
indiscutível quando o contexto é a guerra. No campo de batalha, tem
vantagem quem consegue prever a movimentação do inimigo e, por isso, não
é de se espantar que exércitos e agências de inteligência invistam
tanto dinheiro em equipamentos de espionagem.
Um dos maiores aliados para essa estratégia é, sem dúvida, o avião.
Sempre repletas de tecnologia de camuflagem e espionagem, essas
aeronaves estão cada vez mais modernas e difíceis de serem
interceptadas. Confira abaixo alguns exemplos que marcaram a História.
1. General Atomics MQ-1 Predator
Criado nos anos 90 pela General Atomics, o Predator é um avião de
espionagem não tripulado e que foi usado, primeiramente, pela Força
Aérea dos Estados Unidos (USAF) e Agência Central de Inteligência (CIA)
naquela década. Originalmente para reconhecimento de terreno e
carregando apenas câmeras e alguns sensores, essa aeronave foi
modificada posteriormente e hoje conta até mesmo com mísseis AGM-114 e
outras munições.
Imagem: Reprodução/U.S. Air Force/Lt Col Leslie Pratt
Desde 1995, o Predator já foi visto em combate sobre o Afeganistão,
Paquistão, Bósnia, Sérvia, Iraque, Iêmen, Líbia e Somália. Com peso de
512 kg quase vazio, esse avião pode alcançar a velocidade de até 217
km/h.
2. Northrop Grumman MQ-4 Global Hawk
Usado tanto pela Marinha quanto pela Força Aérea dos Estados Unidos,
além da Força Aérea Alemã, o MQ-4 Global Hawk é outra aeronave não
tripulada empregada para espionar as bases inimigas. Dessa forma, esse
avião é capaz de capturar imagens em alta resolução com a ajuda de um
radar que pode penetrar até mesmo nuvens e tempestades de areia.
Imagem: Reprodução/NASA/Carla Thomas
Como se não bastasse, o MQ-4 Global Hawk também conta com sistema de
monitoramento eletro-óptico e por infravermelho, podendo observar cerca
de 103,6 mil quilômetros quadrados por dia. Mede 14,4 metros de
comprimento, 39,9 metros da ponta de uma asa à outra e pode pesar até
14,6 mil kg, atingindo uma velocidade de até 575 km/h.
3. F-117 Nighthawk
Mesmo sendo uma aeronave projetada para o ataque, toda lista de aviões
espiões que se preze precisa conter o F-117 Nighthawk, tanto pelo seu
formato peculiar quanto pelo fato de ter sido a primeira aeronave a
fazer uso da tecnologia Stealth.
O exterior da aeronave foi projetado para desviar ou absorver os sinais
emitidos por radares, tornando-a invisível a esse tipo de equipamento.
Imagem: Reprodução/Wikipedia
Mesmo com todo esse aparato tecnológico, pelo menos uma unidade do F-117
foi abatida, provando que sua camuflagem não o deixava 100% imune aos
olhos dos inimigos. O incidente aconteceu em 1999 na antiga Iugoslávia.
Aposentado pelas forças armadas americanas em abril de 2008, o F-117
Nighthawk possuía 20 metros de comprimento, 3,78 metros de altura e
envergadura de 13,2 metros. Carregado com bombas, o avião pesava 23
toneladas e podia alcançar até 993 km/h.
4. A arraia fantasma da Boeing
O Boeing Phantom Ray é um avião espião que está sendo desenvolvido pela
empresa com base no protótipo do X-45C, que havia sido criado,
originalmente, para a Força Aérea e a Marinha dos Estados Unidos, além
da própria DARPA.
O projeto permaneceu em segredo desde meados de 2007, quando começou a
ser desenvolvido. Mesmo dentro da Boeing, o assunto estava restrito
apenas aos envolvidos com o Phantom Ray. O projeto foi revelado apenas
em 2010, ano em que a aeronave realizou alguns voos de teste, inclusive
como apoio a missões de reconhecimento, monitoramento e até mesmo de
ataque.
Imagem: Reprodução/The Register
O Boeing Phantom Ray possui 11 metros de comprimento, 15 de envergadura e
pesa cerca de 16,5 mil quilos, atingindo a velocidade de Mach 0,85. Por
enquanto, a Boeing vê esse modelo não apenas como o protótipo de uma
série de aviões espiões, como também um forte candidato a participar do
programa de vigilância e ataque não tripulados da Marinha
norte-americana.
5. Lockheed U-2
Apelidada de “Dragon Lady”, essa aeronave teve seu primeiro voo em 1955,
tendo sido operada tanto pela Força Aérea Norte-Americana quanto pela
Agência Central de Inteligência (CIA). Por isso, foi peça fundamental em
diversas operações da Guerra Fria; inclusive, uma unidade do Lockheed
U-2 foi abatida durante a Crise dos Mísseis de Cuba, em outubro de 1962.
Imagem: Reprodução/Wikipedia
Com 19,2 metros de comprimento, a “Dragon Lady” se destaca pelo tamanho
de sua envergadura: 31,4 metros de distância entre a ponta de uma asa à
outra. Além disso, a aeronave pode chegar a 805 km/h.
6. X-37: espião espacial?
O Boeing X-37 começou como um projeto da NASA, em 1999, que visava a
construção de veículos espaciais não tripulados e reutilizáveis, que
pudessem ir ao espaço e depois voltar à Terra, como um ônibus espacial
comum. Porém, o programa de construção do X-37 foi transferido,
posteriormente, para o Departamento de Defesa dos Estados Unidos,
levantando diversas controvérsias.
Imagem: Reprodução/Wikipedia
Em 2010, Tom Burghardt, do site Space Daily, escreveu um artigo
sugerindo que a aeronave poderia ser usada tanto como satélite para
espionagem quanto como um bombardeiro espacial, capaz de atingir alvos
terrestres mesmo estando em órbita ao redor do planeta. Na época, o
Pentágono negou a acusação, mas em 2012 os rumores voltaram com força,
dizendo inclusive que o X-37 poderia estar sendo usado para espionar a
estação espacial Chinesa Tiangong-1. Mais uma vez, as autoridades
negaram que isso estivesse sendo feito.
7. Beriev A-50, espionagem russa
Este avião teve o seu primeiro voo em 1978 e entrou em serviço em 1984,
com uma frota constituída por 40 aeronaves em 1992. Criado pela então
chamada União Soviética, esse sistema aéreo de alerta e controle está em
serviço até hoje, integrando as forças aéreas da Índia e da Rússia.
Podendo abrigar até 15 tripulantes, o Beriev A-50 tem 49,9 metros de
comprimento e 50,5 metros de envergadura. Carregado, o avião chegava a
pesar 170 mil quilos e a atingir uma velocidade máxima de até 900 km/h.
8. Lockheed SR-71, o pássaro negro
Poucos aviões espiões têm um design tão legal quanto o SR-71. Não é à
toa, por exemplo, que a aeronave foi escolhida até mesmo como inspiração
para o avião dos X-Men. Há, inclusive, histórias desse grupo de
mutantes em que os roteiristas se referem ao Pássaro Negro como SR-73 ou
SR-77.
Imagem: Reprodução/NASA
Essa aeronave de reconhecimento teve o seu primeiro voo em 1964 e serviu
tanto a NASA quanto a Força Aérea Americana até 1998, quando foi então
aposentada. O modelo chegou a bater o recorde de avião tripulado a
viajar mais rápido e mais alto do mundo: 25,9 mil metros de altura, a
3,5 mil km/h, em 1976.
O SR-71 possuía 32,7 metros de comprimento, 16,9 metros de envergadura e
podia atingir a velocidade Mach 3,3 (mais de 3,5 mil km/h), tendo lugar
para dois pilotos.
Fontes: CNET, CBS News, U.S. Air Force via Felipe Arruda (Tecmundo) - Leitores colaboradores: Fernando, Riky Fonseca, Miguel Bordini - Via Aviation News
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