O míssil Scud caiu perto da aldeia iraquiana Yoush Tapa, a três km da fronteira entre a Síria e o Iraque. O incidente não provocou vítimas ou danos, apenas assustando os moradores locais.

Os primeiros relatos sobre o uso de mísseis Scud pela Síria surgiram em dezembro de 2012, referindo-se a fontes altas nos EUA, e depois na liderança da OTAN. Em seguida, as informações sobre o uso de mísseis táticos pelo governo sírio contra militantes de grupos armados antigovernamenta is apareceram repetidamente, no entanto Damasco negou qualquer desses relatos.


O regime sírio disparou nesta quarta-feira novos mísseis Scud contra o norte da Síria, enquanto os combates entre o Exército e os rebeldes ganharam intensidade na província central de Hama e na cidade setentrional de Aleppo, segundo os ativistas.

Os Scud foram lançados do quartel da brigada 155, situado em Rif Damasco, de onde nas últimas semanas os opositores denunciaram o disparo de vários mísseis deste tipo. As localidades afetadas pelo impacto dos Scud foram Al Mahmudli, na província de Al Raqa (nordeste), e Tel Refaat, na periferia de Aleppo, de acordo com os Comitês de Coordenação Local e a Comissão Geral da Revolução Síria. Enquanto isso, as tropas do regime renovaram hoje sua ofensiva para recuperar o controle de várias localidades de Hama, que se mantêm em mãos da insurgência há dois meses.

O ativista de Hama, Abu al Qasem al Hamaui explicou à Agência Efe via internet que chegaram grandes reforços militares a esta zona, acompanhados de armamento pesado. Al Hamaui disse que é um primeiro passo do regime para recuperar os 15 povoados que se encontram sob o controle de brigadas rebeldes. As forças governamentais intensificaram, além disso, os bombardeios contra as aldeias de Al Yinan, Al Sarihin e Zahrada al Madayen, nos arredores de Hama, e tentaram invadir o povoado de Kafrnabuda.

Em Zaherat al Madayen, explodiram choques diretos entre os rebeldes e as tropas do regime nos quais morreu pelo menos um rebelde e vários ficaram feridos, acrescentou o ativista consultado pela Efe. Enfrentamentos similares foram registrados em Aleppo, da mesma forma que contra localidades da periferia de Damasco como Yobar, Maliha e Duma, onde morreram 30 pessoas. Nos arredores da capital, perto da área de Guta al Sharquiya, os rebeldes conseguiram derrubar um avião tipo Mig do regime, segundo um comunicado do Comando Conjunto do Exército Livre Sírio (ELS).

Fonte: O DIA