Países árabes e a Turquia, apoiados pela CIA, aumentaram de forma considerável a ajuda militar aos rebeldes sírios nos últimos meses, informa o jornal New York Times.
 
A Agência Central de Inteligência (CIA) americana apoia os esforços, segundo o jornal, que cita dados de tráfego aéreo, entrevistas com funcionários anônimos e comandantes rebeldes. A ponte aérea aumentou e inclui mais de 160 voos de carga com aeronaves de tipo militar jordanianas, sauditas e do Qatar, que pousam no aeroporto de Esenboga, perto de Ancara, e em outros terminais aéreos turcos e jordanianos.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhKyDG7g6trnZi0dl1vsqD4ks1bLfnujJrenAJrdPJ6E5GI1-Bc7Z41dnTkPOBS0Kt8UrjHeWj3GxoZoxAyvCW9i0KTn0TJJ8ddLLizPjI7vV36T6mq31SKkjv0FuCnDH7iUjtXt_UKN6o/s1600/Syria_Syrian-rebels-capture-an--007.jpgAgentes da inteligência americana ajudam os governos árabes a adquirir as armas, incluindo uma grande compra na Croácia, segundo o NYT. Também tem investigado comandantes e grupos rebeldes para determinar quem deve receber os armamentos. A Turquia supervisiona boa parte do programa, monitorando os caminhões que transportam a carga por seu território.
"Uma estimativa conservadora da carga destes aviões seria de 3,5 mil toneladas de equipamento militar", declarou ao NYT Hugh Griffiths, do Instituto Internacional de Estudos para a Paz de Estocolmo (SIPRI). "A intensidade e frequência destes voos sugerem uma operação logística militar clandestina bem planejada e coordenada", disse.

Fonte: Terra