As forças armadas da Coreia do Norte dispararam hoje mísseis de curto alcance no Mar do Japão, informou hoje a agência noticiosa sul-coreana Yonhap, numa altura de tensão crescente após o recente teste nuclear de Pyongyang.


Uma unidade das forças armadas norte-coreanas testou o lançamento dos  mísseis, que se presumem ser KN-02 (foto ao lado) e que se estima terem um alcance de 120  quilómetros.  

"O lançamento foi visto como um teste à capacidade da Coreia do Norte  no lançamento de mísseis de curto alcance", dissse fonte das forças armadas  sul-coreanas, acrescentando que o teste foi feito por uma unidade do exército  e não a nível nacional.  

Os ensaios militares ocorreram um dia após o líder da Coreia do Norte,  Kim Jong-un, ter supervisionado um exercício de artilharia com fogo real  junto à fronteira do Mar Amarelo, disputada com a Coreia do Sul.  

A área tem sido centro de conflitos sangrentos entre Norte e Sul, com  algumas das mais elevadas tensões militares dos últimos anos, sendo visto  como local estratégico para um novo confronto entre os dois países.  

Kim fez na semana passada uma visita de inspeção às mesmas unidades  de artilharia, que foi amplamente coberta pela televisão estatal e pela  Agência Central de Notícias da Coreia (ACNC).

A Coreia do Norte ameaçou desencadear uma segunda Guerra da Coreia -  com uso de armas nucleares - em resposta às sanções da ONU impostas após  o seu terceiro teste atómico em fevereiro e às manobras militares da Coreia  do Sul com os Estados Unidos.  

Até agora a fronteira terrestre e marítima que divide as duas Coreias  manteve-se calma, embora tensa, com o Sul a classificar as ameaças norte-coreanas  como uma tentativa de colocar "pressão psicológica" sobre Seul.  

Fonte: Lusa - SIC