Aviões que decolam verticalmente oferecem vantagens em relação às
aeronaves comuns. São mais fáceis de manobrar, podem operar a baixas
altitudes, pousar e decolar de áreas menores e sem preparo prévio. Todas
essas virtudes compõem os principais quesitos para que o meio de
transposte seja bom o suficiente para mover tropas em zonas de conflito.
A primeira geração dos VTOL deu origem aos V-22 Osprey, que são usados
atualmente pelas forças militares dos Estados Unidos. O projeto que,
finalmente, resolveu todos os desafios de engenharia envolvidos na
concepção de uma aeronave tão complexa consumiu 36 bilhões de dólares e
levou 20 anos para o primeiro protótipo levantar voo.
Agora, a ideia é investigar propostas de design e engenharia ainda mais
inovadoras para a criação de um projeto que, no futuro, a custos altos,
vá substituir os V-22. Internamente, a Darpa já trabalha na sua
proposta de substituto, que deve ser testado em condições reais de voo
dentro de 40 meses.
Fonte: TechTudo
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