Aviões que decolam verticalmente oferecem vantagens em relação às aeronaves comuns. São mais fáceis de manobrar, podem operar a baixas altitudes, pousar e decolar de áreas menores e sem preparo prévio. Todas essas virtudes compõem os principais quesitos para que o meio de transposte seja bom o suficiente para mover tropas em zonas de conflito.
A primeira geração dos VTOL deu origem aos V-22 Osprey, que são usados atualmente pelas forças militares dos Estados Unidos. O projeto que, finalmente, resolveu todos os desafios de engenharia envolvidos na concepção de uma aeronave tão complexa consumiu 36 bilhões de dólares e levou 20 anos para o primeiro protótipo levantar voo.
Agora, a ideia é investigar propostas de design e engenharia ainda mais inovadoras para a criação de um projeto que, no futuro, a custos altos, vá substituir os V-22. Internamente, a Darpa já trabalha na sua proposta de substituto, que deve ser testado em condições reais de voo dentro de 40 meses.

Fonte: TechTudo