Nos meses de novembro/dezembro de 2012 foram realizados, no túnel de
vento TA-2 da Divisão de Aerodinâmica (ALA) do Instituto de Aeronáutica e
Espaço (IAE), ensaios aerodinâmicos com a instalação de “canards” na maquete do caça A-1.
F/A-2 – Super AMX - By Oxygino Aviation Art
Os “canards” compõem o segundo plano sustentador da aeronave, sendo
responsáveis pelo incremento na sustentação e melhora no desempenho em
altos ângulos de ataque. Estes ensaios, iniciativa dos engenheiros de
ensaios em tunel de vento, compõem a primeira fase da pesquisa de largo
espectro envolvendo aerodinâmica experimental, estabilidade e desempenho
em altos ângulos de ataque. O objetivo destes ensaios é investigar a
influência dos canards no desempenho em manobra do A-1.
A atual pesquisa tem como objetivos principais a capacitação de
pesquisadores e engenheiros em área de interesse estratégico e ampliação
da agilidade da aeronave em combate aéreo através do aumento de sua
razão de curva instantânea, assim como do desempenho em decolagens e
aterrissagens.
Por ser uma aeronave de asa alta e pelo espaço restrito entre a raiz
da asa e a entrada de ar, a instalação dos canards constituiu um
desafio, assim como a confecção dos mesmos. Os canards ensaiados eram
fixos, planos, com bordo de ataque afilados, tendo como parâmetros
relevantes sua área em relação a asa, alongamento e ângulo de ataque.
Os
ensaios contaram com medições com a balança aerodinâmica do túnel
permitindo comparações quantitativas.
Uma vez que resultados positivos
foram obtidos e os parâmetros relevantes identificados, outra campanha
deverá ser realizada em outubro de 2013 contando com “canards”
otimizados, medidas com balanças aerodinâmicas e anemometria laser (PIV –
Particle Image Velocimetry), além de visualizações com tinta.
Muito embora o A-1 já esteja fora de produção, a instalação destes dispositivos – assim como ocorrido no Mirage III – os resultados obtidos sugerem ganhos significativos com baixo custo de produção e instalação.
Fonte: IAE – Campo Montenegro - Via: CAVOK
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