A Líbia rejeitará a presença de forças estrangeiras no seu território, reafirmou o ministro líbio dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional, Mohamed Abdel Aziz, numa altura em que estão no país peritos internacionais para apoiar a segurança das suas fronteiras.
Citando o chefe da diplomacia líbia, a cadeia oficial « Líbia Nacional » anunciou quarta-feira a recusa pela Líbia da presença de forças estrangeiras no seu território,  precisando que a cooperação entre a Líbia e outros países do mundo estará unicamente orientada para a troca de peritos.
Segundo o ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional, os acordos assinados pela Líbia sobre o controlo das fronteiras « não são militares » e não permitem a presença de elementos militares no território líbio.
"Estes acordos são civis e visam colocar à disposição da Líbia a perícia e a tecnologia reservadas à segurança e ao controlo das fronteiras", acrescentou.
Ele acrescentou que peritos internacionais estão na Líbia para organizar estágios especializados em técnicas e tecnologias relativas ao controlo das fronteiras em colaboração com a missão das Nações Unidas para ajudar o país e os seus parceiros internacionais.
O ministro líbio dos Negócios Estrangeiros recebeu antes uma delegação da União Europeia (UE) em visita atualmente à Líbia no quadro da execução das recomendações da conferência de Paris sobre a gestão e controlo das fronteiras.

Fonte: Africa21