De
acordo com o Instituto Central de Aero-hidrodinâmica da Rússia (Tsagi , na
sigla em russo),
o modelo da nova asa foi projetado e construído pelos engenheiros do
departamento de resistência e aeroelasticidade do instituto a partir de
informações apresentadas pela Embraer.
“A
equipe conjunta de especialistas do Tsagi e da Embraer completou com sucesso o
programa de testes planejado e está processando os dados obtidos”, disse uma
fonte do Tsagi ao jornal russo “VPK”.
Os testes foram realizados no túnel de vento transônico T-128.
Foto: tsagi.ru
A
estrutura do modelo permite analisar a aeroelasticidade da asa com diversas
terminações, assim como variar a rigidez do
ponto duro e da rotação do aileron. Em seu interior foi instalado um
sistema de excitação inercial de ondas elásticas, acionado por um mecanismo
eletro-hidráulico, para gerar e registrar oscilações forçadas com e sem fluxo
de ar.
O sistema de medição usou mais de 110 canais de registro de dados para medir a
deformação da asa e das molas principais, assim como a aceleração (mais de 30
pontos em função da configuração) e a pressão não estacionária em três seções
da asa (60 pontos). Também foram realizados testes de flutter (vibrações).
Publicado originalmente pelo VPK - Via: Gazeta Russa
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