A China tornou-se, entre 2008 e 2012, no quinto maior exportador de armas convencionais do mundo, sendo apenas ultrapassada pelos Estados Unidos, Rússia, Alemanha e França, refere um relatório divulgado no domingo.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhyn-zTSZnHvcNt_aX-NcRAd718Yc-fpxlxpNXAaWmRk4isxz-sh5RZTflqgtJsZ1pezdnjQqVcKegbR7ZEWQQrBOrqnVeCNZvGHP7TGert89ReHLvOCIOtLgmMh44RGuQoHtMyljzBWh4/s1600/china+drones.pngDe acordo com o relatório do Instituto Internacional de Estudos da Paz de Estocolmo (SIPRI, na sigla em inglês), a China "consolidou-se" como quinto maior exportador de armas convencionais do mundo, sobretudo graças ao envio de armamento rumo ao Paquistão, Bangladesh, Myanmar ou Venezuela.
Esta é a primeira vez desde o fim da Guerra Fria que o 'top 5' dos maiores exportadores de armas convencionais (aviões de combate, tanques, veículos armados, helicópteros, artilharia, mísseis, entre outros) não é formado apenas pelos Estados Unidos e países europeus.
Em comunicado, o director do programa de transferência de armas do SIPRI, Paul Holtom, precisa que a ascensão da China deveu-se "principalmente à aquisição de armamento em grande escala por parte do Paquistão".
Este especialista lembra, contudo, que Pequim tem celebrado um "número crescente de acordos" com vários outros países, fazendo com que a China se esteja a consolidar como "fornecedor para um número cada vez maior de importantes recetores de armas".
De acordo com o relatório, as exportações de armas convencionais pesadas chinesas subiram 162 por cento no período 2003-2007.
Os EUA continuam a liderar a lista dos maiores fornecedores globais nos últimos cinco anos, com 30% das exportações, seguidos por Rússia (26%), Alemanha (7%), França (6%) e China (5%).
Esta é a primeira vez que o Reino Unido não consta da lista desde 1950.
Lusa/ SOL