A Agência de Cooperação em Segurança e Defesa (DSCA) notificou o
Congresso dos EUA no dia 29 de março de uma possível venda militar
estrangeira (FMS) para o Governo da Coreia para 60 caças Lockheed Martin F-35 Joint Strike Fighter
de decolagem e pouso convencionais (CTOL) ou uma Venda Comercial Direta
(DCS) de 60 caças Boeing F-15 Silent Eagle, além de equipamentos
associados, peças, treinamento e apoio logístico numa estimativa de
custo de US$ 10,8 bilhões no caso dos F-35A e de cerca de US$ 2,4
bilhões no caso dos F-15SE. As duas aeronaves norte americanas competem
no F-X III sul coreano, onde também participa o caça europeu Eurofighter Typhoon.
O Governo da República da Coreia solicitou a possível venda de 60
caças F-35 Joint Strike Fighter que serão configuradas com os motores
Pratt & Whitney F-135, e mais 9 motores Pratt & Whitney F-135
incluídos como peças de reposição. O pacote solicitado para os F-35A
inclui: Sistemas de Guerra Eletrônica; Sistema C4I/CNI (Command,
Control, Communication, Computer and Intelligence/Communication,
Navigational and Identification; Sistema Autônomo de Logística e Suporte
Global (ALGS); Sistema Autônomo Logístico de Informação (ALIS);
completo treinamento de missão; Capacidade de Emprego de Armas, e outros
subsistemas, recursos e capacidades, flares infravermelhos exclusivos
do F-35; central de reprogramação; logística baseada no desempenho dos
F-35. Também estão incluídos: desenvolvimento/integração de software,
apoio no translado e de reabastecimento, equipamentos de apoio,
ferramentas e equipamentos de teste, equipamentos de comunicação, peças
sobressalentes e peças de reposição, treinamento de pessoal e
equipamento de treinamento, publicações e documentos técnicos, serviços
de pessoal de logística e outros elementos relacionados de logística e
programas de apoio.
No caso dos caças F-15 Silent Eagle, a Coreia do Sul solicitou um
possível caso híbrido de apoio para as 60 aeronaves F-15 Silent Eagle
que seriam adquiridas através de Vendas Comercial Direta (DCS). A venda
proposta vai incluir 60 conjuntos radares com matriz de varredura
eletrônica ativa (AESA), 60 sistemas digitais de Guerra Eletrônica
(DEWS), 60 sistemas de designação AN/AAQ-33 Sniper, 60 sistemas de Busca
e Rastreio Infravermelha (ISRT) AN/AAS-42, 132 rádios seguros UHF/VHF
(Ultra High Frequency/Very High Frequency) com HAVE QUICK II, 69
terminais e peças Link 16, o Advanced Display Core Processor II, Sistema
de Planejamento Conjunto de Missão, vários itens de equipamentos de
apoio, módulo receptor embarcado GPS GEM-V, e segurança de comunicação,
desenvolvimento/integração de software, peças sobressalentes e peças de
reposição, treinamento de pessoal e equipamento de treinamento,
publicações e documentos técnicos, contrato de serviços logísticos e de
pessoal, e outros elementos relacionados de logística e programas de
apoio.
Estas propostas de vendas contribuirão para os objetivos da política
externa e os objetivos de segurança nacional dos Estados Unidos,
respondendo às necessidades legítimas de segurança e de defesa de uma
nação aliada e parceira dos EUA. Os EUA disse que a República da Coreia
continua a ser uma força importante para a paz, a estabilidade política e
progresso econômico no Nordeste da Ásia.
A proposta de venda dos F-35 ou dos F-15SE irá fornecer a República
da Coreia (ROK) uma capacidade de defesa credível para deter a agressão
na região e garantir a interoperabilidade com as forças americanas. A
proposta de venda vai aumentar o inventário de aviões operacionais da
Coréia e melhorar a sua capacidade de auto-defesa ar-ar e ar-terra. As
aeronaves F-4 Phantom II
da Força Aérea da República da Coréia serão desativadas na medida que
os caças F-35 ou F-15SE sejam adicionados ao inventário. A Coréia não
terá dificuldade em absorver essas aeronaves nas suas forças armadas.
No caso dos F-35As, os principais contratantes serão a Lockheed Martin Aeronautics de Fort Worth, Texas, e a Pratt & Whitney Militar Engines em East Hartford, Connecticut. No caso dos F-15SEs, a principal contratante será a Boeing Corporation em St Louis, Missouri.
Esta proposta está sendo oferecido no contexto de uma competição. Se a
proposta for aceita, espera-se que acordos de compensação sejam
necessários.
A implementação das propostas de venda vai exigir várias viagens a
Coréia envolvendo o Governo dos EUA e representantes das contratantes
para revisões técnicas / suporte, gerenciamento de programa, e de
formação ao longo de um período de 15 anos. Representantes contratante
dos EUA será necessária na Coréia para conduzir Serviços Técnicos de
Engenharia (Contratado CETS) e Logística Autônomo e Suporte Global
(ALGs) para depois de aviões de entrega.
Não haverá impacto adverso sobre a prontidão de defesa dos EUA resultante desta venda proposta.
Fonte: CAVOK
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