O Peru anunciou no ultimo dia 30 de março a compra de 24 helicópteros Mi-171, da Rússia, para uso no combate ao terrorismo e ao tráfico de drogas. O contrato total foi estimado em US$ 406 milhões, informou os meios de comunicação peruanos.
O jornal “La Republica” informou que o Ministério de Defesa do país apresentou ao Ministério da Economia um projeto de resolução com base em um estudo comparativo de helicópteros russos e Puma da Eurocopter AS332 Super Cougar e Eurocopter AS532.
A parte russa ofereceu a compra de seus produtos durante conversações entre uma delegação do governo russo e de representantes do Ministério da Defesa do Peru, na capital Lima, no início de março.
Um helicóptero deverá custar mais de US $ 16,9 milhões. De acordo com o plano de entregas, 21 helicópteros serão fornecidos ao Peru, em 2014, e mais três em 2015.
O jornal disse que o Ministério da Defesa peruano também está interessado no fornecimento de adicionais a bordo de armamentos e equipamentos para helicópteros de fabricação russa. A Rússia também propôs a realização de cursos de formação para pilotos tanto na Rússia como no Peru.
Se as decisões são tomadas, a soma do contrato subiria para até US$486 milhões. Se o negócio for bem sucedido, será a primeira compra de aeronaves em 30 anos que o governo peruano fará diretamente do fabricante.
Militares peruanos adquiriam muita experiência positiva com o equipamento soviético e russo, desde as primeiras aquisições nos anos 70
FONTE: ITAR-TASS – Via: CAVOK