O Scalable Agile Beam Radar (SABR) da Northrop Grumman Corporation projetado para o avião de caça F-16 demonstrou recentemente a sua autonomia e precisão em todos ambientes visando melhorar as capacidades de missão da aeronave.
O recurso, conhecido como Auto Target
Cueing (ATC), usa imagens do radar de abertura sintética de alta
definição (SAR) para localizar e priorizar alvos de interesse e
exibi-los para o piloto. A arquitetura do radar de varredura eletrônica
ativa (AESA) permite realizar esta função durante a execução de outras tarefas ao mesmo tempo.
“Com o SABR, nós construímos com nosso investimento no radar do F-35
para oferecer a capacidade de um radar de quinta geração de caça, como o
ATC, para o F-16″, disse Joseph Ensor, vice-presidente e gerente
geral da divisão de sistemas de inteligência, vigilância, reconhecimento
e designação da Northrop Grumman. “Características como o ATC??, junto
com os recursos do SABR que temos colocado no SABR, vai permitir uma
maior eficácia da missão, reduzindo a carga de trabalho do piloto e
proporcionando o melhor nível de consciência situacional que os pilotos
de F-16 já tiveram.”
O SABR é um radar AESA de preço acessível e multifunção projetado
especificamente para a modernização do F-16. O SABR proporciona maior
detecção e rastreamento e mapas SAR de alta resolução para a precisão de
aquisição de alvos em todos ambientes e nas operações de modos
intercalados para uma maior consciência situacional e maior
confiabilidade.
Fonte: CAVOK
0 Comentários