A Rússia deteve nesta terça-feira, 14, um diplomata americano acusado de tentar recrutar um agente russo de inteligência para passar informações a Washington. O incidente evoca a Guerra Fria e ameaça perturbar um esforço de reaproximação entre os dois países. 
Segundo o Serviço Federal de Segurança, Ryan Fogle, terceiro secretário da embaixada dos EUA em Moscou, foi detido durante a madrugada com um "equipamento técnico especial", um disfarce, uma grande quantia em dinheiro e instruções para recrutar seu alvo.
A FSB, agência russa de inteligência, disse que Fogle trabalhava para a CIA e que foi entregue a funcionários da embaixada algum tempo depois de ser detido. O embaixador norte-americano Michael McFaul foi convocado pela chancelaria russa para prestar explicações.
Um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia confirmou que McFaul - um ex-assessor do presidente americano, Barack Obama - foi chamado ao ministério.
O anúncio da detenção ocorre dias depois de uma visita do secretário americano de Estado, John Kerry, à Rússia, ocasião em que os dois governos anunciaram a intenção de realizar uma conferência de paz com a Síria.

Fonte: Estadão