https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiCywOfZdu3OiNKNBrUrUlmSUaI7DYIu_DfjmvQc6lgjG1DdNhTG-N5lYkkv6nOaDDfeyTP-CsehAalbuEWTcMSb_dMHFUeU54Vw9rqnu-coPlUj_G9wDCzRsSRV2QU8vrmOoM2tbxApuoI/s1600/Chaos-in-Syria.jpg
O presidente sírio Bashar al-Assad começou a aplicar "uma estratégia de limpeza étnica" em algumas regiões da Síria, acusou nesta quarta-feira o ministro turco das Relações Exteriores, Ahmet Davutoglu.

"Expliquei a Kerry que a grande matança de Banias é uma nova etapa nos ataques desenvolvidos pelo regime sírio", disse Davutoglu ao jornal turco Hurriyet ao comentar uma recente conversa telefônica com o secretário americano de Estado, John Kerry.

"O que nos preocupa no caso de Banias é a passagem a uma estratégia de limpeza étnica em certas regiões a partir do momento em que não consegue controlar o conjunto do país", completou o ministro.

No sábado passado, em Banias, oeste da Síria, tomada de assalto na véspera por forças leais a Assad, foram encontrados 62 corpos mortos a tiros, esfqueados ou queimados, informou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

Na província de Tartus, onde fica Banias, os sunitas representam 10% da população e os alauitas, comunidade de qual faz parte Assad, 80%. 

Fonte: UOL