https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhYRDSJ_LPAgc5nW-6PvOOKviwP6QeDVvCFRXQDHX2aUxmxpdfmieNVTKgmf7fLQG7PuSA02hxYOLvV6bDy3QQbcIVMlVxb0pesh_byAskHyAAq-28XZiH3oRVq959WXPOvvfIwvLfCNDen/s400/Jiaolong.jpgO navio "Xiang Yang Hong 09" partiu hoje (10) do porto internacional de Sunan, na cidade de Jiangyin, província de Jiangsu levando a bordo o submarino tripulado chinês Jiaolong, que vai fazer um novo teste no fundo do mar com duração de 103 dias.
Em junho de 2012, o Jiaolong chegou a 7062 metros de profundidade na Fossa das Marianas. Isso significa que esse submarino chinês pode chegar ao fundo de 99,8% dos mares do mundo.
De acordo com Associação de Pesquisa e Desenvolvimento de Recursos Oceânicos e Minerais da China sob a Administração Estatal dos Assuntos Marítimos (SOA, na sigla em inglês), atualmente, o submarino chinês ainda não possui condições para entrar em funcionamento oficial. Por isso, a entidade planeja realizar uma série de testes durante cinco anos, a fim de consolidar o desenvolvimento do submarino.
Desta vez, os cientistas vão participar da tarefa, a fim de fazer observação submarina. De acordo com plano, a cada viagem, dois tripulantes serão acompanhados dentro do submarino por um cientista. 

Fonte: CRI