O Afeganistão segue sendo o maior produtor de ópio e heroína do mundo, apesar da intervenção militar dos Estados Unidos já durar 12 anos. A informação é do secretário-geral do Centro de Luta contra as Drogas do Irã, Alireza Akhbar-Shahi, e foi anunciada nesta terça-feira (27), durante uma reunião do grupo de trabalho regional para a luta contra o narcotráfico, em Teerã, capital persa.

http://resistir.info/eua/imagens/opium_poppy.jpg A reunião é assistida pelos representantes do Afeganistão, Cazaquistão, Paquistão, Tajiquistão, Turcomenistão, Uzbequistão, além do país anfitrião, a República Islâmica do Irã.

É uma alegria para nós que Teerã acolha a quarta reunião do grupo de trabalho regional e internacional da luta contra o narcotráfico, afirmou a autoridade persa, no início do evento.

“Durante os últimos anos, ocorreram várias mudanças na produção e consumo das drogas, e foram aumentando as complicações do narcotráfico”, agregou.

Segundo Akhbar-Shahi, o aumento do volume de intercâmbio dos países, a entrada e a saída de artigos aumentarão as complicações da luta contra o tráfico de drogas, assim mesmo duplicam a importância do compromisso dos países no cumprimento dos seus deveres e objetivos.

Para conseguir o objetivo conjunto, continuou, deve-se aumentar a cooperação no tocante ao controle de carregamentos e à luta contra o tráfico de drogas naturais e drogas sintéticas a nível nacional, regional e internacional, assim como incrementar o nível das capacidades.

A produção de droga no Afeganistão aumentou alarmantemente desde 2001, quando os Estados Unidos invadiram o país asiático.

Do: HispanTV - Via Vermelho