A Arábia Saudita pode comprar grandes quantidades de armas da Rússia e não irá desafiar a posição russa de maior fornecedora de gás para o mercado europeu se Moscou reduzir seu apoio ao regime do Presidente, sírio Bashar al-Assad. A informação é da agência de notícias Reuters, que citou na quarta-feira, 7, fontes do Oriente Médio e diplomatas ocidentais.
Informantes da oposição síria próximas a Riad disseram que o chefe da inteligência saudita, o Príncipe Bandar bin Sultan, formulou esta proposta ao Presidente russo, Vladimir Putin, com quem teve uma reunião em Moscou na semana passada. Supostamente, foram mencionados contratos militares no valor de US$ 15 bilhões.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiTZU1hCRPWq4TMfNzaCU1xvSdqEZc_X8K8nGrC77rtP-HTYimJ7zeeHao1mzB8v8Nd1em1uNfvt_yw4keUosh2s4RRJfuE1UrFHgcz-5sAlWcKWs5Nxp94MmhpvNnLxl2xOCArYbMCgACO/s400/Terror+anti-Russia-Clearing_A_Path.jpgUma fonte do Golfo Pérsico familiarizada com o assunto confirmou que o príncipe havia se oferecido para comprar grandes quantidades de armas russas, mas sem especificar as quantidades envolvidas. O porta-voz de Putin, Dmitri Peskov, e o representante oficial do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Arábia Saudita não estavam disponíveis para comentar o assunto, de acordo com a Reuters.
Um diplomata ocidental no Oriente Médio, por sua vez, disse que o presidente russo dificilmente aceitaria trocar a alta posição da Rússia nesta região por um contrato militar, por mais expressivo que fosse.