Caças F-16 da Força Aérea Turca derrubaram nesta segunda-feira um helicóptero sírio que violou o espaço aéreo da Turquia, divulgou o governo.
"Um helicóptero militar sírio penetrou dois quilômetros no espaço aéreo turco e foi repetidamente advertido antes de ser derrubado com mísseis disparados por aviões turcos", disse o vice-primeiro-ministro Bülent Arýnç no jornal "Hürriyet Daily News".

O helicóptero um Mi-17 (AQUI) caiu em território sírio, por isso o governo da Turquia não pôde informar a situação dos tripulantes. O vice-primeiro-ministro lembrou que a Turquia já tinha modificado seus protocolos de atuação para considerar como ameaça qualquer veículo militar sírio que se aproximasse de seu território por terra, mar ou ar.
Essa mudança aconteceu depois da queda de um caça-bombardeiro turco no Mar Mediterrâneo em junho de 2012, e que o governo turco afirma ser responsabilidade do regime sírio de Bashar al Assad.
Antes do anúncio oficial, a imprensa turca afirmou que uma aeronave síria tinha sido derrubada por forças de oposição ao regime de Damasco e que os pilotos tinham sido executados pelos rebeldes. 

Do Terra (com informação dos modelos de aeronaves envolvidas (AQUI)