O J-10 é um caça de terceira geração totalmente fabricado na China,
mas ainda não foi exportado, devido à falta de licença emitida pelas
autoridades chinesas.
Ma Zhiping, vice-presidente da estatal
China National Aero-Technology Import & Export Corporation,
comentou, em resposta a relatos da mídia exterior, que apenas um J-10
foi exportado para o Paquistão. Segundo ele “A obtenção de uma
autorização nacional antes de exportá-lo é prioridade”.
O J-10 começou a ser projetado em 1984. Quatorze anos depois voava o
primeiro protótipo. O jato entrou oficialmente em serviço em 2006.
“Podemos antecipar boas perspectivas de exportação, já que muitos
potenciais clientes têm demonstrado grande interesse nele e no seu
preço. Muitos asiáticos, Africanos e países da América Latina, que
incluem usuários de caças chineses, da Era soviética e francesa, formam
um uma clientela enorme”, disse Ma.
Há chances de que a exportação (do avião) será permitida e que
certamente serão significativas. A exportação melhoraria a
competitividade de mercado da China no comércio internacional de armas.
Como os EUA e a Rússia estão ansiosos para promover seus jatos de
terceira geração (F-15, F16, Su-27 e Su-30) em todo o mundo, enquanto os
clientes da China, em contrapartida, ainda estão usando a segunda
geração (J-7 ou J-8), disse Zhongping Song, um analista militar.
“A China tem agora aviões mais avançados (J-11 e J-11B) e está desenvolvendo a quarta geração (J-20 e J-31). Exportar nossa tecnologia não levará a qualquer vazamento”,
observou Song, acrescentando que também seria eficiente para testar a
maturidade da tecnologia e produtos através da exportação.
FONTE: Global Times – Via: CAVOK
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