A Chengdu Aircraft Industry Group vai produzir um total de 1200 caças
J-10 para a Força Aérea do PLA, segundo os analistas, a poderosa força
de caças é planejada para fazer frente à Força Aérea Taiwanesa e seus
caças F-16 ao longo do Estreito de Taiwan e do Pacífico Ocidental.
Segundo a “Voz da Rússia”, o J-10A utiliza as turbinas AL-31FN motor
turbofan Lyulka-Saturn importado da Rússia, esta escolha se deve segundo
a nota às dificuldades chinesas no desenvolvimento da sua turbina
nacional WS-10 motor Taihang da China.
Porém analistas chineses e ocidentais já
admitem que o motor chegou a sua maturidade e que a nova variante do
caça J-1 0B com inúmeros melhoramentos aerodinâmicos e eletrônicos, bem
como expressiva furtividade em relação aos caças da sua categoria, já
serão equipados com a motorização chinesa o WS-10 Taihang.
Geng Ruguang, vice-presidente sênior da
China Aviation Industry Corporation, afirmou que o desenvolvimento do
J-10, do motor Taihang e dos novos mísseis BVR PL-12 demonstram que a
China tornou-se o quarto país do mundo capaz de para projetar e produzir
a sua própria aeronave de combate avançada.
Geng afirmou que o radar AESA
incorporado no J-10B permite ao caça rastrear seis alvos e envolver
quatro deles simultaneamente, segundo ele o radar também pode Jammear e
bloquear as variantes norte americanas e japonesas do F 16 e F-2 sem
dificuldade.
Além disso, o PL-12 projetado para o
J-10, possui especificações similares aos mísseis americanos AIM-120
usados pelos F-16A / B da Força Aérea de Taiwan.
Taiwan possui em seu inventário
atualmente 388 caças, dos quais 145 são F-16A/B comprados dos Estados
Unidos. O desequilíbrio no tamanho da dimensão das frotas de caça sobre
os lados do Estreito de Taiwan é uma questão de grave preocupação para a
segurança de Taiwan.
Entre 2014 e 2015, 36 caças J-10B serão fornecidos para a Força Aérea do Paquistão sob o nome de FC-20.
Do Asian Defense News - Via Plano Brasil
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