Uma interessante imagem surgiu na internet chinesa. Ela retrata o que parece ser um helicóptero envolto em uma lona sendo transportado em um caminhão. Apesar da lona, o formato e dimensões permitem especular que se trataria de uma aeronave parecida com o UH-60 BlackHawk, por isso alguns especulam que seria o protótipo do Z-20, um modelo chinês baseado no S-70C (foto abaixo), um helicóptero de transporte fabricado pela Sikorsky e utilizado pelo Exército de Libertação do Povo. Foristas especulam ainda que seria o protótipo Z-20 sendo transportado para testes estáticos...(aqui)
Outra hipótese aventada seria a possibilidade da China utilizando o ja conhecido processo de engenharia reversa teria clonado o S-70, tendo em vista que até hoje as aeronaves encontram-se em uso (foram adquiridas nos anos 80) e mesmo durante o embargo motivado pelos protestos da praça da paz celestial em 1989 estes se mantiveram operativos com suprimento local de peças.
Especula-se ainda que seria uma copia adaptada do Black Hawk utilizado pelos Navy SEALs no ataque Osama Bin Laden. E cuja a cauda (do aparelho acidentado na ação) os Chineses tiveram acesso. (os paquistaneses há tempos colaboram com os Chineses).
Obviamente esta é uma teoria considerada improvável, uma vez que apenas alguns pedaços sobreviveram ao pouso forçado em Abbottabad.
Ainda assim, em 14 de agosto de 2011, a vários meios de comunicação de todo o mundo, publicaram que a China teve acesso pela inteligência paquistanesa aos restos do BlackHawk usado durante a Operação Neptune Spear. (Lança de Netuno).
Fica a pergunta especulativa. Teriam os Chineses copiado o design geral do rotor de cauda e, assim como o autor do desenho ao lado (Ugo Crisponi), que da imagem da cauda imaginou o Blackhawk MH-X ou o Yanshuf Furtivo israelense?
Fica a pergunta especulativa. Teriam os Chineses copiado o design geral do rotor de cauda e, assim como o autor do desenho ao lado (Ugo Crisponi), que da imagem da cauda imaginou o Blackhawk MH-X ou o Yanshuf Furtivo israelense?
Não é demais lembrar que é largamente conhecido o
fato de ter havido, em 2009, a partir de território chinês, uma
infiltração nas redes de informática de varias empresas fabricantes de material bélico americano. Dentre elas a Sikorsky e a Lockheed (fabricante do F-35 - copiado parcialmente como J-31) teria o roubo de uma grande quantidade de dados facilitado a cópia dessas aeronaves?
By Vinna com informações do Business Insider
0 Comentários