O ministro das Relações Exteriores do Irã disse neste domingo (29) que o direito de enriquecimento nuclear de urânio para fins pacíficos não um ponto a ser negociado nas conversas com os Estados Unidos, mas também afirmou que não há necessidade de enriquecer urânio a níveis necessários para uso militar.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhP21roghiuMYiG17HTk_SoiBAyqm7GSV6UO0t8pdUA48I6NZjZm1a7-_Ic6RgMZTeKT7d5ScddQFb4C8lt3NtDl8EGwGX7GuSseZ5g3SvxGG6pzJmrzct-wCirghyfydXDB7AeQEiQSg/s1600/iran-usa.jpg O chanceler Mohammad Javad Zarif afirmou que o Irã deseja abrir suas instalações nucleares para inspeções internacionais, mas acrescentou que os EUA precisam suspender as sanções econômicas em contrapartida a qualquer acordo que envolva o programa nuclear iraniano.
Em meio a uma intensificação dos esforços para resolver a disputa em torno do programa nuclear, Zarif disse enxergar uma "chance real" de acordo com os norte-americanos.
"As negociações estão postas na mesa para discutir vários aspectos do programa de enriquecimento do Irã. Nosso direito de enriquecer não é negociáveis", disse Zarif ao programa "This Week", da ABC.
Pelo telefone
Nesta sexta-feira (27), o presidente dos EUA, Barack Obama, afirmou ter falado pelo telefone com seu colega iraniano, Hassan Rohani, em uma histórica aproximação entre os dois países, o primeiro contato entre líderes das duas nações desde a revolução islâmica de 1979. A presidência iraniana confirmou o telefonema.
O Irã tem defendido seu direito de enriquecer urânio como parte de um programa civil de energia e medicina, mas os EUA e seus aliados têm procurado encerrar o enriquecimento de urânio em alto grau, pois classificam os esforços uma etapa para a produção de armas.

Do G1